//CIDADE// Serra Negra ganha Casa de Cultura e Cidadania

Dalmo Dallari: jurista e professor nascido em Serra Negra dá nome à Casa de Cultura e Cidadania

O Diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) de Serra Negra vai inaugurar, dia 28 de fevereiro, a Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari, em um imóvel da Rua Eliseu Franco de Godoy.

O nome é uma homenagem a um dos mais importantes juristas do Brasil, nascido e criado em Serra Negra. Dalmo de Abreu Dallari é professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Em 1996, tornou-se professor catedrático da Unesco na cadeira de Educação para a Paz, Direitos Humanos e Democracia e Tolerância, instituída pela USP.

“Os direitos fundamentais são aqueles sem os quais a pessoa humana não conseguiria existir, desenvolver e participar plenamente da vida, e esses são os mesmos para todas as pessoas independentemente de ser homem ou mulher, da cor de sua pele, da sua classe social, de sua preferência política ou seu credo”,  escreveu o jurista em 2004.

Baseada nesses princípios, a Casa de Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari se propõe a ser um espaço de debates e difusão de temas relativos ao desenvolvimento de Serra Negra, de defesa dos direitos humanos e de apoio às artes, explica a presidenta do PT de Serra Negra, professora Neusa Kapor.

“Acredito que nossa Casa possa colaborar muito com a população da cidade, principalmente para os jovens”, afirma. O local, ela destaca, oferecerá cursos, palestras, reuniões para a comunidade, orientação jurídica e discussão de políticas públicas para a cidade, além de contar com espaço para exposições de arte, exibições de filmes e apresentações musicais.

“Mas, sobretudo, será um espaço de convivência e discussão saudável”, salientou a professora. Nascida e criada em Serra Negra, Neusa Kapor, é professora do Estado há 41 anos. Várias gerações de crianças de 7 a 10 anos do município passaram por suas salas de aula onde foram alfabetizadas e receberam no ensino fundamental a formação básica para o cidadão.

“Na Escola Lourenço Franco de Oliveira lecionei durante 20 anos”, lembra a professora que também ministrou aulas de matemática durante oito anos no Colégio Reino de Educação Básica. Há três anos, Neusa leciona na Escola Estadual Professor Clodoveu Barbosa em Monte Alegre do Sul.

A Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari terá também na sua direção outro professor, Vladimir Kapor, professor há quase 40 anos, ex-vereador e secretário municipal nas gestões dos prefeitos Elias Jorge e João Dei Santi, irmão de Neusa.

A iniciativa, explica Vladimir, tem como objetivo valorizar as manifestações culturais e o resgate das tradições serranas. "Serra Negra caracteriza- se por ser uma grande família, em que todos se conhecem, independentemente das posições ideológicas e em que sempre imperou o respeito”, afirma.

Fake news

A notícia da inauguração da Casa de Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari foi alvo de ataques e fake news em páginas nas redes sociais administradas por grupos e pessoas com interesses políticos e eleitorais visando as eleições municipais deste ano.

Na tentativa de desqualificar e deturpar o trabalho e os objetivos da Casa de Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari, os administradores dessas páginas usaram foto de espetáculo teatral com nudez que foi alvo de polêmica nas redes sociais de todo o país no ano passado.  

“Aos que apostam na divisão, saibam que lutamos e queremos uma Serra Negra unida”, diz Kapor. “Sonhamos com uma cidade onde todos se deem as mãos como irmãos”, concluiu.




Comentários