//CIDADE// Prefeitura quer ficar com 100% do Grande Hotel Serra Negra

O imóvel do Grande Hotel Serra Negra voltará ao município

O prefeito Sidney Ferraresso (DEM), acompanhado do presidente da Câmara Municipal, Wagner Del Buono (DEM), secretário-geral da Câmara, Demétrius Ítalo Franchi, e  procurador do Executivo, Atílio Siloto, se reuniu, em Brasília, com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e o secretário Nacional de Integração Interinstitucional, Babington dos Santos, para que a Serra Negra Empresa de Turismo (Senetur), empresa pública pertencente à Prefeitura e ao governo federal, passe a ser 100% do município.

A comitiva serrana também se reuniu com a chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Integração Interinstitucional, Renata Palatucci Menezes, com o consultor jurídico do Ministério, Márcio Luís Dutra de Souza, e com a diretora da Secretaria Nacional de Estruturação do Turismo Silvana Melo do Nascimento.

O município pleiteou esses encontros depois da confirmação de que terá o direito de retomar o Grande Hotel Serra Negra.

A Senetur, fundada numa associação entre a Prefeitura e a autarquia federal Embratur, inicialmente para administrar o hotel, com o intuito de promover e fomentar o turismo na região, arrendou o imóvel há cerca de 30 anos. Entretanto, como o arrendatário não vinha cumprindo com as obrigações contratuais, a Senetur ingressou com uma ação na Justiça para a reintegração de posse do imóvel.

O cumprimento de sentença já foi protocolado pela Senetur. A destinação do imóvel será definida assim que for de fato retomado.

Para a prefeitura, a destinação e gestão do imóvel seriam mais eficientes se a Senetur pertencesse somente à Prefeitura, uma vez que a partir da criação do Ministério do Turismo, em 2003, as atribuições da Embratur foram dirigidas à promoção dos destinos turísticos brasileiros no mercado internacional, de maneira que a autarquia tem procurado se desfazer de alguns ativos. Assim, a iniciativa visa atingir tanto os objetivos da Prefeitura quanto da Embratur.

O prefeito Sidney Ferraresso disse esperar  ter em breve uma resposta à revindicação do município.


Comentários