//SAÚDE// Vigilância Ambiental recolhe 486 escorpiões no cemitério

Os escorpiões foram levados para o Instituto Butantan

A Vigilância em Saúde Ambiental (VSA), órgão da Secretaria Municipal de Saúde de Serra Negra, entregou 486 escorpiões da espécie Tityus Serrulatus (conhecido escorpião amarelo), ao Instituto Butantan, de São Paulo. 

O coordenador da equipe da VSA, Sandro Robbi, informa que os escorpiões foram capturados  no Cemitério Municipal Jardim da Saudade, seguindo as orientações do manual de controle de escorpiões do Ministério da Saúde. “Durante três noites nossa equipe realizou a vistoria do cemitério e a captura dos escorpiões. Nosso objetivo é diminuir a infestação de escorpiões no cemitério, para os animais não invadirem os imóveis adjacentes”, detalhou.

A entrega dos escorpiões ao Butantan é para a extração do soro antiescorpiônico e também para o descarte correto dos animais. “O Butantan é a referência para este trabalho. E é preciso esclarecer também que, caso a pessoa venha a ser picada, o município dispõe de soro escorpiônico no hospital”, informa Sandro.

Segundo esclarece a VSA, os escorpiões são animais de atividade noturna e se ocultam durante o dia em terra, locais sombreados e úmidos, pedras, tijolos, frestas de muro e outros. “Por isso, alguns métodos de combate popularmente conhecidos, podem ser apenas paliativos, como as galinhas d’Angola. Elas têm hábitos diurnos, enquanto esses aracnídeos estão dormindo”, diz o coordenador.

Para evitar proliferação de escorpiões, siga algumas regras como:

- Manter limpos quintais, jardins, garagens, depósitos, evitar acúmulo de folhas secas, lixo e telhas, entulhos, tijolos, madeiras, lenhas;

- Usar luvas e calçados ao manusear material de construção;

- Rebocar paredes e muros que apresentem vãos ou frestas;

- Usar telas em ralos de chão, pias e tanques;

- Acondicionar o lixo em recipiente fechado para evitar baratas e outros animais que servem de alimento ao escorpião;

- Roçar os terrenos;

- Manter camas e berços afastados da parede;

- Examinar calçados e roupas antes de vesti-los;

- Colocar tela de proteção nas janelas e  portas. 



Comentários