//EDUCAÇÃO// Rede municipal tem mais de 1.600 alunos matriculados


A Secretaria Municipal de Educação realizou as primeiras atividades para o ano letivo de 2020, que já tem 1.636 alunos matriculados. As aulas vão começar em 10 de fevereiro.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Rita Pinton, já foi feita a atribuição de salas, que é a alocação dos professores da rede municipal de acordo com a carga horária e respectivas turmas. “Para as turmas de Pré 1, Pré 2 e 1º ano, são alocados professores concursados para 40 e 30 horas. Nas turmas de maternal 1  e 2 estarão os professores com carga semanal de 24 horas”, explica Rita.  

As 17 escolas municipais ficaram assim assim divididas: 34 salas com professores de 24 horas, 3 salas com os de 30 horas e 43 salas com educadores com carga horária de 40 horas

A assessoria de imprensa da prefeitura produziu material no qual lista as principais conquistas da educação em Serra Negra no ano passado:

- Manutenção e reforma de prédios, com destaque para obras de adequação do Sistema de Segurança Contra Incêndios, necessária para a liberação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), requisitado pela instituição. Neste ano foi criada  uma equipe de manutenção permanente nas escolas.

- A merenda recebeu 98% de avaliação positiva por parte do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), que realiza visita surpresas para avaliar desde a compra, entrega, preparo, acompanhamento de profissionais, armazenamento e estrutura física. O município é responsável pelo fornecimento de merenda para 17 escolas municipais e sete estaduais, desde crianças do berçário até jovens do Ensino Médio, que precisam ter cardápios diferentes. Para este trabalho, há dois profissionais nutricionistas e um local onde são centralizadas a compra e a distribuição, a Cozinha Piloto, que será reformada em 2020 com recursos conquistados de uma emenda parlamentar de R$ 250 mil.

- Entre as inovações na merenda está um trabalho realizado em parceria com o Centro Universitário Amparense (Unifia), que foi até as escolas e realizou a avaliação nutricional com as crianças. Os pais das que foram identificadas com alguma disfunção como sobrepeso ou desnutrição foram chamados e orientados.

- Nas salas de aula, foram iniciados diversos projetos desenvolvidos e acompanhados pelas coordenadoras pedagógicas:

1) Desde o início de 2019, os cerca de 1.500 alunos da rede pública de ensino de Serra Negra tiveram acesso às oficinas pedagógicas oferecidas nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) que atuam em período integral. As oficinas atendem aos alunos de Pré I, Pré II e 1º ano do Ensino Fundamental. São três modalidades diferentes de cursos que fazem parte da grade do contra turno escolar, e são ministrados uma vez por semana para cada turma, divididas por faixa etária: esportes, expressão corporal e xadrez.

2) O “Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP)”, uma parceria do município de Serra Negra com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), teve como objetivo estimular à educação empreendedora no Ensino Fundamental.

3) Entre as atividades do Projeto Copaíba, que tem como missão conservar e restaurar a Mata Atlântica das bacias dos rios do Peixe e Camanducaia, todos os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da rede municipal, além dos estudantes do contraturno da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maestro Fioravante Lugli (CTP), conheceram a sede do instituto, no município vizinho de Socorro.

4) A Secretaria Municipal de Educação e Cultura deu início à utilização de  tablets no processo de aprendizagem dos alunos do Pré I, Pré II e Ensino Fundamental, de 4 a 6 anos, desde setembro deste ano. Foram instalados nos equipamentos dois jogos educacionais, ‘Ler e Contar’ e ‘Learning Matemática Games.

5) Foi criada a disciplina extracurricular de Valores, que abarca temas morais e éticos, para alunos do Pré-II, de toda a rede municipal. O tema da formatura dos alunos foi “O Pequeno Príncipe”, um clássico da literatura francesa, de Antoine de Saint-Exupéry.

A Secretária de Educação pretende dar sequência aos projetos neste ano.





Comentários