//CRÔNICA// A cidade que respira fé



A professora aposentada 
Mara Roselaine Pinto da Fonseca está 
viajando pelo Brasil. Suas crônicas
nos contam um pouco dessa experiência

Mara Roselaine Pinto da Fonseca

Pão de Açúcar, no sertão de Alagoas, é uma cidadezinha simples, bem interiorana. As crianças brincam de bola, jogando o futebol embaixo de imensos cajueiros. Calor extremo, mesmo assim correm atrás da bola velha e murcha.

A maior tradição deste lugar é a famosa festa em homenagem a São Bom Jesus dos Navegantes. Participar da procissão, atrás do santo, embalada pelas músicas religiosas desse povo festeiro, é lindo de se ver.  

E eu acompanhei a comunidade praticando a sua fé.

O que achei incrível é essa ideia de empoderamento da fé de cada um, todos unidos ali exaltando suas crenças, num calor de 40 a 42 graus, esse povo resistente às suas tradições.

Emocionante participar. É muito comum para esse povo festejar uma semana inteira a devoção ao Bom Jesus dos Navegantes. O percurso vai desde o  centro da cidade até as margens do rio São Francisco.

A fé permeia alegrias e dificuldades de um povo.


Minas e suas histórias



Escolha um destino pelo interior de Minas Gerais e vá viajar. 

O  Estado de Minas já tem um lugar sagrado no meu coração. Percorrer o circuito das cidades históricas é desfrutar um turismo rural,ecológico e espiritual. 

Não faltam boas opções para se hospedar em fazendas, santuários e pousadas especiais para você se desconectar um pouco dos problemas da cidade e desfrutar de toda paz que os vales, serras e cachoeiras de Minas têm a oferecer.

Andar por essas terras é conhecer um mundo novo todinho ali para ser desvendado por você.






Comentários