//CIDADE// As medidas da prefeitura contra as enchentes


O temporal que desabou em Serra Negra na noite de quinta-feira, 2 de janeiro, provocou o transbordamento do Lago do Caruso, recentemente desassoreado pela prefeitura,  enchentes no Centro e em outros pontos da cidade.

De acordo com a Coordenaria Municipal de Defesa Civil, chefiada por José Lisboa Santiago, foram 92 milímetros de água acumulados em 32 minutos. “A previsão era de 35 mm, choveu perto de 92 mm e acumulou 98,6 mm em 24 horas". Segundo informou, a chuva "não estava programada em nosso sistema, foi uma tempestade, a última vez que tivemos um volume nessa proporção faz mais de oito anos”. Ele lembrou também a força do vento: “O pessoal está falando da chuva, mas o que derrubou postes e árvores foi o vento intenso, de quase 70 quilômetros por hora."

Apesar de toda a força da tempestade, não houve vítimas. O temporal teve início às 18h28 e foi até 19h32. O chefe da Defesa Civil disse que o Centro foi o mais atingido, mas houve ocorrências de alagamentos, quedas de árvores e barrancos em diversos locais, como bairro das Palmeiras. Ainda de acordo com ele, a ocorrência de maior risco foi a queda de um muro, que atingiu uma residência abaixo, no Campo do Sete, também na região central.

Ele explicou que é importante que os proprietários de imóveis realizem manutenções constantes nas calhas de água de chuva, construindo onde não tem e realizando a limpeza das existentes. “A calha contém a força, enviando a água para a rua. Porque se a água ficar no quintal, a água infiltra no solo do barranco e fica contida, derrubando o muro.”


A Defesa Civil mantém seu trabalho de fiscalização nos bairros e vistoria de imóveis. Os moradores que verificarem trincas na estrutura da casa, podem acionar a Defesa Civil pelo telefone (19) 9.9644.1680. “Pedimos também que evitem jogar raízes, cortes de árvores. Infelizmente, aqueles que têm propriedades na beirada do rio, vão cortando bananeiras e deixam no leito do rio. A chuva forte vem e traz tudo para o Centro da cidade. E muito saco de lixo. Já presenciei morador jogando na correnteza", disse José Lisboa. 

O vereador Renato Giachetto (DEM), informou que um dos locais mais atingidos pelo temporal foi a Vila Quiriqui, onde várias casas foram atingidas. "Graças a um muro que reivindiquei na época do prefeito Bimbo [Antonio Luigi Ítalo Franchi], conseguimos evitar a inundação de outras casas", disse. Segundo ele, "infelizmente, hoje, há uma realidade de atitudes que não foram previstas em gestões anteriores - piscinões, lagos para contenções, fiscalização sobre permeabilidade, trato com os ribeirões, estudo técnico especializado e ajuda financeira do Estado seriam alguns dos caminhos a serem enfrentados com pulso forte".

O vereador afirmou ainda que "as questões de loteamentos do Centro para o Bairro São Luiz podem ocasionar agravamento nessa situação, mas somente estudo técnico poderá concluir sobre isso". Ele disse ainda que "o que não pode é continuar essa situação", informando que, "parece", choveu ontem [quinta-feira, 2 de janeiro] 92 mm. "Isso significa uma garrafa de refrigerante de ponta-cabeça, ou seja, o gargalo é muito estreito para o volume d’água", explicou.

Os serviços meteorológicos preveem mais pancadas de chuva forte neste sábado, domingo e segunda-feira, 4, 5 e 6 de janeiro, em Serra Negra.

Por meio de nota,a prefeitura informou as providências que tem tomado para evitar os transtornos causados pelas chuvas, principalmente nesta época do ano.

A íntegra da nota da prefeitura é a seguinte:

Dentro do que está ao seu alcance, a prefeitura tem procurado adotar todas as medidas necessárias para amenizar esse problema. Entre essas ações, está justamente o desassoreamento do Lago do Caruso. 

Além disso, foram providenciadas a limpeza do Ribeirão Serra Negra, além de algumas intervenções num imóvel da Rua 26 de outubro, no Jardim Serrano.

O trabalho preventivo, com autorização dos proprietários, tem o objetivo de conter as águas pluviais que atravessam a Mata dos Froes e invadem com toda força o terreno do imóvel, descendo até as ruas do Centro e resultando nas inundações. O imóvel contém inclusive uma bacia de contenção, mas além da limpeza de toda a área, foram instaladas novas tubulações para auxiliar no escoamento da água.

Também foram realizadas melhorias em tubulações de águas pluviais estão sendo feitas em todo o município, tanto na zona urbana quanto na zona rural.

Entretanto, essas medidas são apenas paliativas. O problema é crônico no município há mais de 30 anos e desde 2017, quando assumiu a administração, o prefeito Sidney Ferraresso (DEM) tem tentado junto ao governo do Estado o desenvolvimento de projetos e a obtenção de recursos para encontrar uma solução definitiva, pois a prefeitura infelizmente não dispõe de recursos humanos e financeiros para executar projetos dessa complexidade.

Técnicos do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) estiveram presentes em Serra Negra no dia 28 de maio de 2019, quando discutiram o combate às enchentes, apresentaram exemplos de projetos desenvolvidos pelo DAEE no Estado e percorreram, acompanhados de engenheiros da prefeitura, trechos dos cursos da água e nascentes do centro urbano do município a fim de desenvolver estudos e chegar a uma conclusão das obras ideais para resolver as enchentes no município. 

A prefeitura tem aguardado desde então por parte do órgão uma conclusão de um estudo hidrológico - com base em levantamentos de todas as sub-bacias do Ribeirão Serra Negra - que indique os pontos notáveis para implantação de reservatórios de amortecimento de cheias e a ordem de grandeza das intervenções necessárias para o efetivo controle de enchentes no município.

Sobre as chuvas de hoje [quinta-feira, 2 de janeiro], ainda não há um posicionamento oficial da Defesa Civil a respeito do volume e dos locais atingidos em função de ainda não ter terminado, mas as equipes da prefeitura estão mobilizadas em auxiliar as vítimas das enchentes no que for necessário, como, por exemplo, evacuações preventivas, resgates, abrigo, alimentação, liberação ou conserto de vias entre outros eventuais problemas, em parceria com outros órgãos públicos como o Corpo de Bombeiros e entidades assistenciais.



Comentários