//CIDADE// Ano com mais feriados anima comércio e turismo


Salete Silva

Mais feriados prolongados e em dias úteis da semana podem ter um impacto negativo em alguns setores da economia brasileira em 2020, preveem empresários da indústria e do comércio.

Mas para Serra Negra, a expectativa é inversa. Um número maior de feriados pode atrair mais turistas, elevar o faturamento do comércio e da rede hoteleira e aumentar a renda e a arrecadação do município. 

Este ano terá 251 dias úteis, dois a menos do que em 2019. Serão 11 feriados em dias da semana, três a mais do que no ano passado.

O Banco Central (BC) estima um crescimento da economia brasileira em torno de 2,25% para este ano. Com menos folga e mais produtividade do trabalhador, avaliam especialistas do boletim Focus, do BC, a expansão poderia ser maior.

Essa, porém, não é a avaliação de empresários e autoridades de Serra Negra. O maior número de feriados será um dos fatores de aquecimento dos negócios na cidade este ano.

“Pessoalmente acho que os feriados prolongados melhoram a atividade econômica de Serra Negra e aumentam o fluxo de turistas”, diz o presidente da Associação Comércio Forte, Rafael Accorsi.

O empresário reconhece que muitos feriados podem causar impacto negativo na economia, mas não em todos os segmentos. “O setor de serviço e em especial o de turismo são favorecidos”, ressalva.

Serra Negra se beneficia por estar localizada próxima à capital paulista e outras regiões, como o litoral, Campinas e Mogiana, analisa Accorsi.

“As pessoas não tendo que trabalhar têm a possibilidade de fazer uma viagem mais curta e isso beneficia Serra Negra”, afirma.

Embora não tenha um levantamento oficial sobre o assunto, o empresário informa que relatos de integrantes da associação revelam que os negócios serranos melhoram em anos com maior número de feriados. Esse e outros fatores, segundo ele, indicam expectativas positivas para 2020.

O comércio é o setor que mais deverá se beneficiar com o aumento do número de feriados, segundo o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Serra Negra (ACIA ), José Luiz Gomes Machado.

“O aumento de feriados durante o ano significa 100% de benefício ao comércio”, afirma.

A rede de hotelaria, ele avalia, terá de fazer uma adequação, se beneficiando do maior número de feriados para tornar os preços mais competitivos e seus pacotes mais atraentes do que a concorrência.

Essa adequação, ele calcula, tornará o resultado no fim do ano melhor do que em anos com menos feriados.

O empresário lembra que em 2019 houve queda no número de viagens, piora no aproveitamento das datas prolongadas e consequentemente redução de faturamento em virtude, entre outros fatores, da menor quantidade de feriados.

O aumento de 9 para 11 feriados este ano, segundo ele, já dá uma injeção de ânimo no setor. “Acreditamos em um pequeno aumento de geração de empregos e do movimento financeiro em Serra Negra”, conclui.



Maior número de feriados prolongados é positivo para Serra Negra na opinião também do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Serra Negra, César Augusto Borboni (Ney).

Além de Serra Negra ser uma boa opção turística nos feriados prolongados por estar localizada próxima à capital e importantes municípios do interior, outros fatores como a alta do dólar, que inviabiliza viagens para o exterior, avalia, podem favorecer o aumento do fluxo de turistas no município. 

“Não tenho dúvida que com essa quantidade de feriados, Serra Negra vai faturar muito mais tanto na rede hoteleira como no comércio”, afirma.

O secretário também reconhece que um número maior de feriados pode impactar de forma negativa em regiões industriais, mas em cidades turísticas o efeito é positivo.

A prefeitura ainda não tem uma programação cultural e de eventos para oferecer aos turistas neste ano de mais feriados prolongados. A expectativa do secretário é começar a definir a agenda na próxima reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), marcada para 30 de janeiro.

O fluxo de turismo em 2020, aposta o secretário, também será influenciado pelo trabalho de divulgação nas mídias no ano passado e em especial pela presença da TV Band Campinas no município ao longo do Festival de Inverno de 2019.

“As pessoas gostaram, muitos visitantes devem retornar e outros ainda devem vir a Serra Negra por conta do trabalho de divulgação”, afirma.


Férias reduzidas


A opinião se divide em relação ao parcelamento das férias escolares da rede de ensino estadual, que este ano serão reduzidas a 15 dias em janeiro e 15 dias em julho, mês de alta temporada e do Festival de Inverno na cidade.

As férias escolares e dos docentes ocorrerão nos períodos de 2 a 16 de janeiro e de 10 a 24 de julho. Estão previstos dois recessos escolares: 20 a 24 de abril e 13 a 16 de outubro.

“A redução das férias de julho para 15 dias prejudica Serra Negra e outras estâncias interioranas, porque as férias de julho, considerada temporada de inverno, é a melhor do nosso calendário por não ter concorrência direta com as cidades de praia e os pacotes de cruzeiro marítimo”, avalia Machado, da Acia.

Embora afirme ainda não ter opinião formada sobre a mudança no calendário escolar, o secretário de Turismo, aponta vantagens turísticas para Serra Negra. “Em julho, o fator frio já atrai turistas e a cidade é procurada”, explica.



Os períodos de recesso escolar, o secretário avalia, podem elevar o fluxo de turismo fora da alta temporada e beneficiar Serra Negra, que acaba sendo uma boa opção turística em outras datas.

“De qualquer forma, vamos ter um ano bom para a hotelaria e o comércio por conta desses feriados e das férias fatiadas em quatro datas”, conclui.


Feriados nacionais e de outros municípios que
podem influenciar o fluxo de turismo em Serra Negra


- 25 de janeiro – Aniversário de São Paulo

- 26 de janeiro - Aniversário de Santos 

- 24 a 26 de fevereiro (sábado a quarta): Carnaval é ponto facultativo o dia inteiro na segunda e na terça-feira e até as 14h na quarta-feira de cinzas

- 10, 11 e 12 de abril (sexta a domingo): Paixão de Cristo é dia 10

- 21 de abril (terça-feira): Tiradentes

- 1º, 2 e 3 de maio (sexta a domingo): Dia Mundial do Trabalho é dia 1º

- 11 a 14 de junho (quinta a domingo): Corpus Christi é no dia 11

- 9 de julho Revolução Constitucionalista é considerado feriado estadual em São Paulo

- 14 de Julho - Aniversário de Campinas 

- 5, 6 e 7 de setembro (sábado a segunda): Independência do Brasil é dia 7

- 10, 11 e 12 de outubro (sábado a segunda): Nossa Senhora Aparecida é dia 12

- 28 de outubro (quinta): Dia do Servidor Público

- 31 de outubro, 1º e 2 de novembro (sábado a segunda): Finados é dia 2

- 15 de novembro (domingo): Proclamação da República

- 20 de novembro Consciência Negra comemorado de acordo com leis estaduais e municipais

- 25, 26 e 27 de dezembro (sexta a domingo): Natal é dia 25

24 de dezembro (quinta): véspera de Natal – Ponto facultativo após as 14h

31 de dezembro (quinta): véspera de ano novo – Ponto facultativo após as 14h

Calendário escolar da rede pública de ensino de SP


Férias: 15 de janeiro

Recesso escolar: 17 a 31 de janeiro

Início das aulas: 3 de fevereiro

Recesso escolar: 20 a 24 de abril

Férias escolares: 10 a 24 de julho

Recesso escolar: 12 a 16 de outubro




Comentários