//SAÚDE// Postos contam agora com gerentes

Secretária Teresa Cristina (à esquerda) e as novas gerentes

A Secretaria de Saúde de Serra Negra credenciou sete gerências de unidades de saúde neste ano e deverá credenciar mais duas em 2020. Segundo explicou a secretária municipal de Saúde, Teresa Cristina Fernandes, esse profissional tem suas atribuições incluídas na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), de 2017, e o credenciamento foi liberado pelo Ministério da Saúde em 2019. 

“A abertura para credenciamento dos gerentes de unidade pelo Ministério da Saúde vem ao encontro de uma necessidade de garantia de que cada profissional que está na assistência direta ao paciente possa realmente se dedicar com mais tranquilidade a esse cuidado, sem ter que se preocupar com questões mais administrativas, por exemplo", diz a secretária. "Além disso", continua, "a gerência tem um papel fundamental, como facilitador na discussão dos processos de trabalho de cada unidade, mas embora na teoria a ideia seja perfeita, nossa tarefa maior é construir, na prática, todo esse processo".

De acordo com o PNAB (Portaria nº 2.436/17), a função deve ser exercida por profissional qualificado, com nível superior, não integrante das equipes vinculadas às unidades de saúde e cumprindo carga horária de 40 horas semanais. Durante a semana passada, as gerentes foram apresentadas às equipes das unidades de saúde, depois de um processo de seleção interno. “Nossos critérios foram aqueles impostos pela portaria e alguns alinhamentos entre os profissionais que demonstraram interesse em exercer o papel de gerente de unidade”, disse Teresa. 

Para 2020, a previsão é que sejam liberados gerências para as unidades dos bairros Refúgio e Nova Serra Negra. 

São as seguintes as unidades e os responsáveis pela gerência:


Comentários