//SAÚDE// Espera para exames e cirurgias diminui


A fila de espera dos pacientes serranos foi reduzida, segundo a coordenadora da Central de Regulação e Agendamentos da Secretaria Municipal de Saúde, a enfermeira Thaís Moura. Isso foi possível, explica, porque a cidade tem conseguido vagas no Bolsão da Saúde, que o governo do Estado mantém para realização de exames e cirurgias. Em outubro foram feitos 68 exames de tomografia; em novembro, três consultas de mastologia; e em dezembro, há 24 vagas para cirurgias de hérnias - nesse caso, a redução da fila de espera foi de cerca de 50%.

Segundo Thaís, em todo início e fim de mês o Estado coloca à disposição vagas que não foram utilizadas por pacientes. "O município precisa estar atento para selecionar a especialidade que necessita e garantir a cota, quem chega primeiro pega", diz a enfermeira.



A secretária municipal de Saúde, Teresa Cristina Fernandes, afirma que não basta só garantir a vaga: "Se o município não viabilizar os exames em tempo hábil para garantir a realização das cirurgias, no próximo mês não receberá a mesma cota e credibilidade e além disso é preciso ter gestão para atender todas as exigências em um prazo muito curto: fazer contato com os pacientes, agendar o transporte e autorizar os exames laboratoriais para garantir que o paciente possa estar apto no dia da consulta ou cirurgia."

Os 24 pacientes de cirurgia de hérnia foram avisados no dia 4 e no dia 7 já estavam no Hospital Regional de Jundiaí para agendar a cirurgia. “Eles têm que confirmar no dia se querem ou não o procedimento”, diz Thaís.

A Secretaria Municipal de Saúde está também tornando viável a realização de 56 cirurgias de ginecologia e ortopedia, graças a uma emenda parlamentar no valor de R$ 340 mil. As intervenções estão sendo realizadas no Hospital Santa Rosa de Lima.




Comentários