//OPINIÃO// O pensamento único é típico das ditaduras


Carlos Motta

Alguns internautas ficaram indignados com meu artiguete "Aprender, não; empreender, sim", publicado no Viva! Serra Negra, do qual sou um dos editores.

Não gostaram especialmente de eu ter dito que o número de desempregados teima em continuar alto, que os informais (camelôs, ambulantes, prestadores de serviço, trabalhadores sem carteira assinada...) são recorde e a economia patina, patina e não sai do lugar.

Nos comentários publicados na página do Viva! no Facebook misturam teorias da conspiração com disparates típicos de quem vive numa realidade alternativa: o site é favorável ao prefeito, abriga perigosos esquerdistas, se venderá à direita na eleição do ano que vem, é pródigo em "fake news"...

Se fossem mais atentos e menos afoitos, esses indignados teriam lido a seção "Quem Somos", na homepage do portal, que sintetiza o nosso objetivo:



"O portal Viva! Serra Negra tem o objetivo de ser um veículo de informação para a cidade de Serra Negra e também um fórum de debates dos principais problemas da comunidade.

"Colaborações são bem-vindas e passarão pela análise da equipe de redação do Viva! Serra Negra.

"Nossa linha editorial se pauta pela defesa dos valores democráticos e da busca de uma sociedade menos desigual, mais justa e fraterna.

"O site é editado pelos jornalistas profissionais Salete Silva (Gazeta Mercantil, Estadão) e Carlos Motta (Estadão, Valor Econômico)."

Gostaria de enfatizar o trecho que diz que o portal "tem o objetivo de ser um veículo de informação para a cidade de Serra Negra e também um fórum de debates dos principais problemas da comunidade".

Ou seja, o Viva! Serra Negra não nasceu para ser mais um entre tantos sites meramente noticiosos, embora as notícias sejam a sua base - ele foi criado para, aproveitando-se da informação, ser um veículo que discuta os problemas da cidade e busque alternativas para o seu desenvolvimento. 

Por isso constantemente publicamos artigos assinados, seja de seus editores, seja de outros autores.

É bom esclarecer, para que fique bem claro, que tais artigos assinados, são, logicamente, opinativos, diferentemente das notícias, reportagens e entrevistas, que buscam ser imparciais, ouvindo o contraditório, o chamado "outro lado", como prezam as boas normas jornalísticas. 

O espaço do Viva! Serra Negra é democrático, tanto para comentários, desde que não estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência, seja para textos que contribuam para o debate sobre temas importantes para a comunidade. 

Serra Negra é uma cidade pequena, não tem 30 mil habitantes.

Nem por isso está fadada a ser igualmente minúscula em seu espírito, nas suas relações sociais, no seu desenvolvimento econômico e na luta pela diminuição das desigualdades e por melhores condições de vida para todos.

É uma pena que algumas pessoas não achem isso e insistam em que o pensamento único deve prevalecer sobre a liberdade, assegurada pela Carta Magna, de opinião. 

O pensamento único é intolerável numa democracia. 




Comentários

  1. O pensamento único é uma praga que adoece e corrói as sociedades, os países e as comunidades. É uma doença progressiva, incurável e de término fatal, para essas sociedades, esses países e essas comunidades, que se autodestroem bebendo do preconceito, da mentira e da intolerância.
    Mas há uma vacina altamente eficaz para essa enfermidade: o respeito à diversidade e à democracia.

    ResponderExcluir
  2. Matéria excelente! Como sempre! O Viva! me representa. Adoro os "blogs sujos".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.