//MÚSICA// Corais levam o espírito do Natal à praça

Renata Santos Pinheiro é a regente dos dois grupos corais

Uma das principais atrações das festas de fim de ano em Serra Negra será a Cantata Natalina, que alunos do Projeto Guri, com a ajuda do Coral Serra Azul, do Centro de Convivência da Melhor Idade, apresentarão, no dia 6 de dezembro, sexta-feira, a partir das 19h30, na escadaria do Fórum Clóvis Bevilacqua, na Praça Barão do Rio Branco.

Renata Santos Pinheiro, a regente dos dois grupos, está há quatro meses preparando o espetáculo, que vai envolver cerca de 60 coralistas. A cantata será dividida em duas partes. Na primeira, os alunos do Projeto Guri cantarão músicas populares brasileiras, e na segunda eles contarão com a ajuda do Coral Serra Azul para levar ao público músicas natalinas.

Nesta ano, informou a regente, o coral do Projeto Guri já se apresentou no encontro de coros em Amparo, no programa Band Mais Campinas, na cidade de Espírito Santo do Pinhal e da formatura da escola profissionalizante de Serra Negra. 



O polo do Projeto Guri da cidade conta com 80 alunos, que têm aulas gratuitas de coral, violão e percussão. Renata dá aulas para o projeto desde 2011.

O Coral Serra Azul existe há mais de dez anos e ensaia todas as segundas-feiras na sede do Centro de Convivência da Melhor Idade, na Rua José Bonifácio.

Segundo informou Renata, os ensaios do repertório de Natal se intensificaram a partir de agosto, porque o coral se apresentou em entidades sociais de Serra Negra e cidades da região. "Os coristas, além de cantar, fizeram doações de kits de higiene pessoal para os atendidos nessas entidades", disse.

A última apresentação do ano do Coral Serra Azul será dia 17 de dezembro, numa escola do Bairro São Luiz. "Nesse dia, o grupo entregará às crianças da escola bonecas de pano feitas pelo pessoal da melhor idade." 

Renata explica que o repertório do coral, que ela dirige há quatro anos, é bastante variado: "Cantamos pop, música Internacional, MPB, músicas folclóricas..." 

Neste ano, trabalhou com dois enfoques. No primeiro semestre, músicas de cunho indígena, "para levar à sociedade a importância desses povos na nossa sociedade". No segundo semestre, o destaque foram as canções do "Clube da Esquina" e seus principais autores, como Milton Nascimento, Lô Borges e Beto Guedes.

Voo do Papai Noel

No dia 22 de dezembro, sexta-feira, o Clube de Voo Livre Alto da Serra, fará o seu "Natal Solidário", a partir das 14 horas, no Alto da Serra.  

A ação é dirigida às crianças, que terão à disposição brinquedos, doces, pipocas, lanches, e o voo do Papai Noel.






Comentários