//ESPORTE// Corrida ensina a envelhecer com qualidade


Salete Silva

Em sua segunda edição, a Corrida do Lar dos Velhinhos de Serra Negra, realizada no domingo, 13 de outubro, deve se consolidar no calendário de eventos da cidade.

Além de contribuir financeiramente com uma das mais importantes instituições filantrópicas do município, a corrida permite refletir sobre envelhecer e envelhecer com qualidade de vida se houver políticas públicas para isso.

Participaram 300 corredores, com idade de 18 a mais de 60 anos, de municípios da região, como Amparo, Águas de Lindoia e Jaguariúna, além de São Paulo e Campinas.

O número de participantes este ano ficou abaixo do ano passado. A crise econômica, analisaram organizadores, parece a melhor explicação para esse declínio, uma vez que as pesquisas indicam que a tendência é de aumento do número de corredores no país.

Um estudo divulgado no início de 2019 revela que o número de praticantes de corrida no Brasil dobrou em 11 anos.

Entre 2006 e 2017, o número de corredores cresceu 194%, segundo Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).

Além dos benefícios para a saúde, como condicionamento aeróbio, ganho de massa muscular, controle da glicemia e pressão, redução do peso corporal e até melhora da autoestima, a corrida é uma atividade física de baixo custo, o que, segundo especialistas, também pode explicar os motivos desse crescimento.

Serra Negra, no entanto, carece de infraestrutura para atender melhor eventos como a Corrida do Lar dos Velhinhos e para a prática de corrida na cidade. Dos 300 participantes de domingo, cerca 40 eram da cidade.

No fim da prova, os corredores tiveram de usar a calçada da Praça Sesquicentenário, cujo piso está em péssimas condições, embora o local seja um dos mais utilizados pelos serranos não só para treinos como para caminhadas.

Um dos prazeres da prática da corrida de rua é percorrer vielas, calçadas e avenidas, durante os treinos. Mas para isso é necessário ter bom reflexo, boa audição e visão para evitar acidentes.

Os corredores com mais de 50 e 60 anos têm dificuldades sensoriais provocadas pelo processo de envelhecimento, como perda auditiva e visual.

Uma pista de corrida adequada faz muita falta aos praticantes de forma geral, mas em especial aos mais velhos e aos que se preocupam em correr com mais segurança.

Serra Negra carece também de conscientização sobre a inclusão no trânsito. Motoristas não respeitam os corredores nem quando há eventos como o de domingo, durante o qual muitos veículos avançaram sobre os locais reservados para a prova.

Que a corrida em prol do Lar dos Velhinhos se torne mais uma oportunidade de a sociedade discutir e buscar soluções para melhorar a qualidade de vida da terceira idade.

Comentários