//CINEMA// Como se faz um desenho animado?




O Kanemo Cineclube exibe nesta quarta-feira,16 de outubro, a partir das 19h30, no Palácio Primavera (Praça Sesquicentenário), o longa-metragem de animação “História Antes de Uma História”, dirigido por Wilson Lazaretti, com produção de Mauricio Squarizi. Os dois são criadores do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, que além das obras autorais de cada diretor, tem forte atuação no ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação, por meio da realização de oficinas.

Lazaretti é professor do Instituto de Artes da Unicamp. "História Antes de Uma História" levou 13 anos para ficar pronto. O filme teve uma ótima acolhida da crítica e seu diretor acredita que o reconhecimento que ele alcançou se deve a uma tendência. “A animação está se voltando para o traço pessoal, a uma temática mais sensível e individual. As pessoas estão cansadas da massificação da técnica aliada ao pouco conteúdo”, diz. 

Para Lazaretti, o processo de criação artística tem sete fases: a inquietação, a busca por um instrumento de trabalho, a aquisição do conhecimento, o desenvolvimento de uma ideia, de uma linguagem, a confecção da obra em si, e por último a reflexão sobre o trabalho pronto. Todas essas etapas estão em “História Antes de Uma História”.

O personagem do filme é o Dr. K, um velho senhor que gosta muito de caminhar e um dia encontra um lápis e papel pelo caminho. Na companhia de outros três personagens, ele vai aprendendo sobre o universo da animação. 

Segundo Lazaretti, no Brasil, desde a década de 1950, menos de 30 longas de animação foram lançados. “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, de 2013, ganhou o Annie Awards, considerado o "Oscar da animação" na categoria melhor animação independente, além de concorrer ao Oscar propriamente dito.


A trilha do filme de Lazaretti, composta por Paulo Howlands, traz canções interpretadas por Elza Soares e Ná Ozetti, que também emprestam suas vozes para duas personagens. A Orquestra Sinfônica da Unicamp gravou a música tema do filme, sob a regência de Cinthia Alireti. 

Comentários