//SAÚDE// Serra Negra segue sem casos de sarampo

 Teresa Cristina Fernandes: Estado é quem determina realização de campanhas de vacinação

Salete Silva

Serra Negra registrou este ano 15 notificações de suspeita de sarampo em crianças e adultos, sem, no entanto, nenhuma confirmação da doença até segunda-feira, 2 de setembro, segundo a secretária municipal de Saúde, Teresa Cristina Cesar Fernandes (TC).

Além disso, ela informa, não há registro de surto da doença na região do Circuito das Águas Paulista.

Na última sessão da Câmara, segunda-feira, 2 de setembro, foi aprovado requerimento assinado pelos vereadores da oposição Roberto Almeida (PTB), Ricardo Fioravanti (PDT) e Leandro Pinheiro (PV), solicitando aos setores de saúde esclarecimentos sobre a vacinação contra o sarampo no município. Os vereadores questionaram ainda o número de casos de sarampo diagnosticados este ano. 

A secretária explicou que o Estado é quem determina a realização de campanhas de vacinação e que, por enquanto, não há indicação dos órgãos de saúde estadual para realizá-la. “A orientação neste momento é fazer o bloqueio seletivo em casos suspeitos e estimular a população a atualizar a carteira de vacinação”, disse a secretária.

As pessoas com idade entre 1 ano e 29 anos devem ter duas doses da vacina com intervalo mínimo de 30 dias. Quem tiver de 30 a 59 anos deve ter uma dose. Não há necessidade de vacinação para os que têm mais de 60 anos.

Trabalhadores da área da saúde devem ter duas doses independentemente da idade, enquanto crianças de seis meses a um ano devem ser vacinadas.

O atendimento médico nas unidades de saúde ou no pronto atendimento do hospital, a secretária recomenda, deve ser procurado em casos de sintomas, como febre, exantema (manchas no corpo) e tosse.

O aumento dos casos de sarampo ocorre simultaneamente no país com o registro de queda já há algum tempo na procura de vacinas referentes ao calendário vacinal de todas as idades. “Isso pode responder pelo retorno de doenças previsíveis, como o sarampo que estava erradicado no Brasil”, salientou TC.

Na terça-feira, a equipe de Vigilância Sanitária realizou uma reunião com médicos e enfermeiros da rede municipal para discutir estratégias de combate a doenças exantemáticas, como sarampo, rubéola, dengue e febre amarela.

As salas de vacina da Unidade de Saúde De Firmino Cavenaghi, Unidade de Saúde do São Luiz e Unidade de Saúde do Bairro do Alto das Palmeiras estão em funcionamento de segunda a sexta no horário comercial. Em caso de dúvidas, a secretaria orienta consultar a Vigilância em Saúde pelo telefone 3842-1992.

Comentários