//OPINIÃO// Espaço público democrático e sem privilégios


Salete Silva

Minha família tem estabelecimento comercial na Rua Coronel Pedro Penteado, resido no Campo do Sete e a concentração de grandes eventos na Avenida Laudo Natel, caso o local ganhasse uma concha acústica, como sugeriu o vereador Renato Giachetto (DEM), talvez transformasse nossas vidas num inferno.

Essa é a análise pura e simples do ponto de vista de meus interesses econômicos e familiares. A discussão sobre o assunto, no entanto, leva a uma reflexão sobre a ocupação democrática dos espaços públicos.

A cidade tem de contemplar todos os interesses, seja da classe média, dos moradores do centro da cidade como da população de menor renda e dos que têm nos eventos públicos e gratuitos a única ou principal opção de lazer.

A Praça João Zelante, hoje o mais importante palco de shows e atrações ao ar livre da cidade, se situa numa área de bares e restaurantes frequentados em especial pela classe média, que de certa forma pauta a programação cultural do local. 

O Festival de Inverno e as atrações ali realizadas nos últimos tempos, incluindo a instalação de um estúdio de TV para transmissão ao vivo, não receberam críticas.

Ao contrário, em geral foram muito elogiados pela população serrana, que atribuiu a essas iniciativas o sucesso dos negócios ao longo do inverno, num período em que o comércio e também bares e restaurantes de todo o país têm amargado uma das piores queda de movimento.

A Praça João Zelante está localizada em um espaço não menos residencial do que a Laudo Natel que, ao contrário da praça central, em geral sempre foi palco de shows populares, muito maiores e com muito mais gente, mesmo porque a área comporta mais pessoas. As apresentações em geral também são de gênero cultural e artístico diferentes das atrações da Praça João Zelante.

Um dos eventos tradicionais da Laudo Natel é a festa de Réveillon, que em geral acaba no dia seguinte com a avenida tomada por cacos de garrafas e muita sujeira, motivo que tem afastado do local quem tem outras e melhores opções para curtir sua festa de fim de ano.

A Laudo Natel também é uma das preferidas dos foliões, incluindo os de menor renda, no Carnaval, evento que traz tormentos aos moradores das imediações e aos turistas que não gostam da festa mais popular do Brasil ou que só vêm para a cidade em busca de sossego nessa época do ano.

A polêmica da concha acústica é uma boa oportunidade para colocar em pauta uma discussão relevante sobre como tornar os espaços públicos democráticos sem privilegiar apenas os interesses econômicos em detrimento de uma ou de outra parcela da população. 

Comentários