//EDUCAÇÃO// Escola promove mostra de cordéis


A  2ª edição da Mostra de Literatura de Cordel, promovida pela Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maestro Fioravante Lugli, foi inaugurada nesta sexta-feira, 13 de setembro, no Mercado Cultural.

Literatura de cordel é um tipo de poema popular, impresso em folhetos, que são expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome. Tornou-se comum no Nordeste. As capas dos cordéis são ilustradas pelo método da xilogravura.

Segundo Maria Inês Élero, diretora da escola, a ideia da mostra  surgiu no ano passado com a coordenadora Adriana Camargo e este ano teve continuidade com a coordenadora Gláucia Felipi. Durante o desenvolvimento do projeto, a equipe da escola encontrou o aposentado José Leandro Rodrigues, natural de Icó-CE, que veio para Serra Negra em 1990. Cordelista desde os tempos em que vivia no Nordeste, ele contribuiu com o trabalho das professoras no desenvolvimento dos cordéis pelas crianças e também compareceu à abertura da exposição.

Sob orientação das professoras, que tiveram dedicação especial, os alunos recitaram suas criações. Cerca de 90 alunos do 2º ao 5ª anos dos períodos da manhã e da tarde do Ensino Fundamental participaram da atividade. Os cordéis ficarão expostos no Mercado Cultural até sexta-feira, 20 de setembro.

Comentários