//CULTURA// Leia Mais Serra Negra incentiva leitura na cidade

Projeto será lançado neste domingo, dia 22, às 11 horas na Praça João Zelante

Salete Silva

O brasileiro lê pouco e, no geral, lê mal. O último levantamento do Banco Mundial sobre o assunto revela que os estudantes brasileiros devem demorar mais de 260 anos para atingir a qualidade de leitura dos alunos de países desenvolvidos.

A disseminação de "fake news" e o baixo nível das discussões entre eleitores dentro e fora das redes sociais na última campanha eleitoral refletem essa realidade.

A crise econômica e prolongada no país afasta ainda mais os brasileiros da leitura. Pesquisa Produção e Venda do Setor Editorial Brasileiro, divulgada meses atrás, mostra que o mercado editorial em 2018 apresentou queda nominal de 0,9%, decréscimo real de 4,5%, se considerar a inflação do período.  

Serra Negra dá um passo importante para ajudar a reverter esse cenário e contribuir para estimular a leitura entre pessoas de todas as idades. A cidade ganha o projeto Leia Mais Serra Negra.

A iniciativa é do Coletivo da Montanha, um grupo apartidário de serranos, formado por profissionais liberais, empresários, professores, dentistas e publicitários, entre outros. Para apresentar o projeto, o grupo fará o lançamento no próximo domingo, 22 de setembro, na Praça João Zelante, às 11 horas.

Além da apresentação do Leia Mais Serra Negra, o evento terá contação de histórias e pinturas, entre outras atividades para o público em geral.


Ariel: falta acesso à boa informação
Incentivar a leitura entre os serranos é uma das prioridades do Coletivo da Montanha desde sua primeira reunião, relata o empresário e publicitário Ariel Couto Estácio, um dos idealizadores do Leia Mais.

“No primeiro encontro do grupo já era possível constatar a preocupação de todos com o momento crítico que a sociedade atravessa em diversas áreas e em especial em relação à cultura e conhecimento”, afirma Ariel.

“Há uma carência de acesso à boa informação e o pensamento crítico da sociedade em geral está sem embasamento”, avalia. O projeto em seu formato surgiu da constatação e o relato de uma das integrantes do Coletivo da Montanha, empresária do setor de reciclagem.

Com os objetos e produtos que chegavam ao galpão para a reciclagem, havia muitos livros que a empresária não tinha coragem de incluir na prensa.

A questão era o que fazer com os livros que já foram fonte de conhecimento, sonhos e emoções para seus leitores, mas que podem estar esquecidos em algum canto da casa ou servindo apenas de enfeite nas estantes.

A resposta veio imediatamente: colocá-los para circular nas ruas, nos bares, nos restaurantes, nos bancos de praças, pontos de ônibus, nos estabelecimentos comerciais do Centro e da periferia de Serra Negra, disponíveis a todos os interessados.

Pouco mais de mil livros, doados ou por integrantes do Coletivo da Montanha ou por pessoas que tiveram conhecimento do projeto, serão espalhados por Serra Negra. São obras dos mais variados gêneros, como ficção, infantis e romances.  

“Os livros didáticos, religiosos e coletâneas estão passando por uma avaliação do grupo para compreendermos melhor como poderão ser inseridos no projeto ou encaminhados à sociedade”, explica Ariel.

Tratados com muito zelo e carinho, os livros foram colocados em caixas preparadas pelo grupo, onde os leitores vão encontrar mensagens explicativas sobre o projeto. “Os livros são gratuitos. O incentivo é para que a pessoa leia e depois leve o livro de volta ou passe adiante para outras pessoas”, explica Ariel.

O Coletivo da Montanha espera contar com a colaboração do poder público para que todo o material seja conservado e preservado pelos funcionários da limpeza pública. O grupo está também em negociações com a Divisão de Cultura de Serra Negra para que os livros sejam colocados em espaços públicos cuja manutenção é de responsabilidade da prefeitura, como a Fonte Santo Agostinho.

Quem quiser pode colaborar com doações. O grupo ainda estuda uma forma de recolher os livros e divulgará em breve como será possível fazer as doações. Os interessados podem acessar a página do Leia Mais Serra Negra no Facebook.

Comentários