//CINEMA// Um mês de filmes grátis para as crianças da cidade

Cena de "Café, um Dedo de Prosa", que será exibido nesta quarta, 2 de outubro

O Kanemo Cineclube e o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas prepararam uma  programação dedicada ao público infantil para outubro, mês em que se celebra tanto o Dia das Crianças como o cinema de animação no mundo. Os filmes serão exibidos, com entrada gratuita, todas as quartas-feiras, às 19h30, no Palácio Primavera, na Praça Sesquicentenário.

Nesta quarta, dia 2 de outubro, abrindo o ciclo, será apresentado o longa-metragem "Café, um Dedo de Prosa”, dirigido por Mauricio Squarizi, com Vera Holtz e Wandi Doratiotto no elenco. O filme parte do encontro de dois amigos em uma cafeteria. Apaixonados pela bebida, eles travam um bate-papo informal e descontraído sobre a história do café. Acompanhando esse diálogo, o público vai descobrindo muitas curiosidades sobre a bebida mais popular do país, sua importância histórica e influência na economia, política e até na cultura brasileira.

Em seu primeiro longa, Maurício Squarisi, que deverá comparecer à sessão em Serra Negra, resgata questões como escravidão, a Semana de Arte Moderna,a  imigração e muitas outras, sempre de modo bem-humorado e divertido, sem abandonar a preocupação com o rigor e precisão dos fatos, baseados no livro “A História do Café”, de Ana Luiza Martins.

Na quarta seguinte, dia 9 de outubro, será exibido uma seleção de curtas realizados pelo Núcleo de Cinema de Animação de Campinas.

No dia 16 de outubro, será a vez de “História Antes de uma História”. Como um desenho animado aprende a andar? O que acontece quando uma personagem é criada sem um coração? O que animar primeiro: um ovo ou uma galinha? Essas perguntas são feitas pelo Dr. K, um velho senhor que gosta de caminhar bastante, sempre curioso e em busca de novos conhecimentos, que acaba encontrando em seu caminho estranhos e misteriosos objetos. A animação é dirigida por Wilson Lazaretti, com produção de Mauricio Squarizi. 

Uma nova seleção de desenhos de curta-metragem será exibido no dia 23 de outubro, e na quarta-feira seguinte, dia 30 de outubro, o Kanemo Cineclube, celebrando o Dia Internacional da Animação (28 de outubro), vai apresentar uma mostra de desenhos animados nacionais e internacionais, escolhidos por um júri especializado - a mesma seleção será exibida em centenas de cidades brasileiras.

O Núcleo de Cinema de Animação de Campinas existe desde a década de 1970, por obra dos diretores Wilson Lazaretti e Maurício SquarisiAlém das obras autorais de cada diretor, o Núcleo tem forte atuação no ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação, por meio da realização de oficinas.

Entre obras autorais e produzidas em oficinas, já são mais de 300 filmes, o que situa o Núcleo de Animação de Campinas como um importante e dos mais atuantes polos de produção no segmento no país.

Ao longo dos anos, o Núcleo tornou-se especializado no desenvolvimento de oficinas de
cinema de animação, especialmente com crianças. Nessas atividades, o grupo de crianças é autor do filme. Desenvolve a criação, roteiro, grafismo, animação e trilha sonora, sob
orientação dos artistas do Núcleo.

Comentários