//CINEMA// Genialidade de Chaplin abre mostra de comédias

Cena de "Vida de Cachorro", que será exibido nesta quarta-feira, 4 de agosto

Os três curtas-metragens,"Vida de Cachorro", "Um Dia de Prazer" e "Clássicos Vadios", feitos entre 1918 e 1921, que abrem, nesta quarta-feira, 4 de setembro, a mostra "Clássicos do Cinema - Um Século de Comédias", do Kanemo Cineclube, dão um bom exemplo da genialidade de Charles Chaplin, que as dirigiu e protagonizou. 

Chaplin é considerado por muitos críticos como o mais importante cineasta do século 20. Começou a atuar e dirigir ainda no cinema mudo, mas soube se adaptar ao falado. Criou um personagem - Carlitos, no Brasil -, o vagabundo de bigodinho, que até hoje encanta as pessoas pela sua carga de humanismo, lirismo e humor. 

Além disso, seus filmes carregam sempre uma crítica social que não envelheceu: o pacifismo de "O Grande Ditador" e a desumanização de "Tempos Modernos", por exemplo, continuam atuais. 

Chaplin, principalmente em seus filmes mudos, baseia seu humor num tour de force físico que raros atores igualaram na história do cinema - Buster Keaton e Jacques Tati, também presentes nesta mostra do Kanemo Cineclube, são outros dois mestres que estão à sua altura nesse quesito.

A sessão desta quarta-feira começa às 19h30, no Palácio Primavera, na Praça Sesquicentenário. O ingresso e a pipoca são de graça.

Ficha técnica dos filmes

"Vida de Cachorro" ("A Dog’s Life")
Atores: Edna Purviance, Charles Chaplin, Minnie Chaplin, Syd Chaplin
Diretor: Charles Chaplin
País: Estados Unidos
Ano: 1918
Duração: 33 minutos
Sinopse: O vagabundo Carlitos salva a vida de Scraps, um vira-latas que está sendo atacado por outros cães. Com Scraps escondido dentro de suas calças, o vagabundo entra num salão de baile, onde uma cantora é explorada pelo proprietário do estabelecimento. Quando ladrões roubam a carteira de um milionário bêbado, Carlitos tem a chance de mudar de vida e quem sabe arrumar a vida com sua nova paixão.

"Um Dia de Prazer" ("A Day’s Pleasure") 
Atores: Charles Chaplin e Edna Purviance 
Diretor: Charles Chaplin
País: Estados Unidos
Ano: 1919
Duração: 25 minutos
Sinopse: Chaplin e sua família decidem fazer uma viagem para a praia. O dia promete pois o sol está quente e a família animada. Porém, a viagem traz alguns problemas para eles, que vão viver uma aventura para poder ir à praia.

"Clássicos Vadios" ("The Idle Class")
Atores: Charles Chaplin, Edna Purviance, Jackie Coogan e Lane Chandler
Diretor: Charles Chaplin
Ano: 1921
Duração: 30 minutos
Sinopse: A confusão começa quando a mulher de um milionário confunde o vagabundo Carlitos numa festa a fantasia. Pensando estar conversando com seu marido ela começa a flertar e Carlitos sem entender nada entra no jogo da dama.

Comentários