//SAÚDE// Falta a consultas preocupa secretaria

Teresa Cristina César Fernandes, secretária de Saúde: faltas atrasam o atendimento

A Secretaria Municipal de Saúde registrou um elevado índice de absenteísmo nos últimos três meses nos encaminhamentos de pacientes do SUS ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Amparo, ao Ambulatório de Especialidades da Praça Lions (Centro) e ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Circuito das Águas (Conisca), em Lindoia. 

De acordo com dados da secretaria, no período houve 1.032 agendamentos e 149 faltas (14,4%) no AME de Amparo; 2.786 agendamentos e 407 faltas (14,6%) no Ambulatório de Especialidades da Praça Lions (Centro) e 1.245 agendamentos e 166 faltas (13,3%) no Conisca entre maio e junho - os dados de julho do Conisca ainda não foram fechados.

As faltas sem aviso prévio em consultas, exames e qualquer outro procedimento causam prejuízo a pessoas que estão necessitando de atendimento e eventualmente com problemas mais graves, alerta a secretária de Saúde, Teresa Cristina César Fernandes.

“Embora não pareça, cada falta do paciente à consulta, exame ou procedimento agendado é uma grande perda para o processo de gestão da saúde. Além do custo financeiro que envolve cada procedimento, cada falta atrasa o atendimento ao próximo paciente que necessita e está aguardando. É preciso que nós também falemos dos deveres dos usuários do SUS, em contrapartida aos direitos. É importante que cada usuário se comprometa como cidadão com uma postura de responsabilidade", ressalta.

Comentários