//SAÚDE// Doação de sangue sensibiliza população


Salete Silva

O número de candidatos a doadores de sangue, nas campanhas realizadas pelo Hemocentro de Campinas em parceria com o Centro Espírita Joana d'Arc, de Serra Negra, cresceu cerca de 50% este ano em relação a 2018. A média registrada no ano passado foi de 60 a 70 candidatos por coleta. Este ano, na última coleta realizada em maio, quase 100 pessoas se candidataram à doação. 

Na quarta-feira, 7 de agosto, será realizada a primeira campanha deste semestre. A expectativa de Rogério Magon, membro da diretoria do Centro Espírita Joana d'Arc, é manter o ritmo de crescimento do número de doadores.

“Foge, no entanto, ao nosso controle. Fazemos a nossa parte, divulgando, cedendo o espaço e fazendo a interlocução com o Hemocentro, mas depende das pessoas se mobilizarem para fazer a doação”, ressalvou.

O Centro Espírita Joana d'Arc e o Hemocentro de Campinas mantêm parceria há 15 anos, durante os quais têm sido realizadas quatro coletas anuais, em geral nos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro.

O Hemocentro alertou no ano passado para a necessidade de ampliar o número de doadores. A orientação da equipe técnica é para que a quantidade de candidatos se mantenha neste ano pelo menos 25% acima do registrado em 2018.

Seguindo essa orientação, o Centro Espírita Joana d'Arc tem intensificado a divulgação. Para isso conta com o apoio da Prefeitura de Serra Negra, que confeccionou cinco faixas espalhadas pela cidade, e com a colaboração da mídia local, além de utilizar as redes sociais em especial os grupos de WhatsApp.

Na coleta do mês de maio se apresentaram 94 candidatos, resultando em 78 bolsas de sangue. Nem todos os candidatos, Magon explica, estão aptos e habilitados para fazer a doação por diversas razões. Uma delas, a mais comum, é o uso de medicamento para tratamento de alguma doença.

Receio da doação, medo da agulha e falta de tempo porque as coletas ocorrem em horário comercial são alguns dos fatores que afastam os doadores, aponta Magon. “Mas quando existe a intenção de fazer a doação, esses medos são superados, assim como a falta de tempo”, afirma.  

Ele ressalta a importância do envolvimento da população na campanha. Qualquer cidadão está sujeito a uma situação de emergência, como acidentes e cirurgias, que podem exigir transfusão de sangue.

Além disso, a doação ajuda a suprir a demanda regional. O Hospital Santa Rosa de Lima depende, segundo ele, do estoque mantido no Hemocentro de Campinas para a realização de suas cirurgias.

“Como o Santa Rosa de Lima é referência na nossa região, Serra Negra é uma cidade envolvida nesse circuito de campanhas de coletas de sangue”, informa.

Magon recomenda que os candidatos a doadores se informem antes sobre suas condições de saúde. “Caso contrário, uma pessoa que tenha contraído alguma doença, por exemplo, pode ao estar fazendo a doação levar adiante uma contaminação”, salienta.

Isso explica, segundo ele, o rigor por parte da equipe técnica do Hemocentro na triagem dos doadores. A equipe distribui um folheto com informações relevantes para quem deseja tornar-se doador.

Na quarta-feira, o Centro Espírita Joana d'Arc, localizado na Rua Allan Kardec, 53, Centro, estará aberto a partir das 8h30, para início da distribuição das senhas. Antes do início da coleta, por volta das 9 horas, o coordenador da equipe do Hemocentro de Campinas ministrará uma palestra para orientar os doadores. 

Comentários