//GESTÃO PÚBLICA// Programa incentiva melhora de indicadores


A Prefeitura de Serra Negra aderiu ao Programa Parcerias Municipais, de cooperação entre o governo do Estado e os municípios paulistas. Por intermédio do programa, o Executivo estadual vai oferecer bonificações financeiras a todos os municípios que melhorarem indicadores sociais por meio de políticas públicas. 

O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, expôs, na quinta-feira, 22 de agosto, no Palácio dos Bandeirantes, na capital, os objetivos da iniciativa, além de apresentar esquemas de pactuação de resultados, uso de inteligência de dados, plataforma web e adesão on-line dos municípios ao projeto.

O sistema de bônus é baseado no cumprimento de índices previamente estipulados. A cada meta alcançada, o governo paulista oferecerá investimentos para aplicação em projetos nas mesmas áreas que obtiverem a melhoria planejada.

 “Se uma cidade reduzir índices de roubo, por exemplo, poderá receber investimento em sistemas inteligentes de monitoramento. O governo vai incentivar o intercâmbio de experiências bem-sucedidas entre todos os municípios”, disse Vinholi.

Em 19 de junho, durante o 1º Seminário de Gestão Pública, também no Palácio dos Bandeirantes, foram apresentados os indicadores a cada município referentes às áreas de educação, saúde e segurança pública. Serra Negra possui vários índices melhores que a média estadual.

Na educação infantil o município tem 65% das crianças de 0 a 3 anos matriculadas nas escolas, acima da média do Estado, de 48,2%. Já na faixa de 4 a 5 anos atinge 100%, ante 97,6% no Estado.

Os destaques da saúde são para a atenção básica, que oferece 92,9% de cobertura, diante de  59,7% do Estado. A taxa de mortalidade infantil é de 0 por 100 mil habitantes, diante de 10,8 do Estado.

A segurança pública no município apresenta um índice de 10,4 por 100 mil óbitos no trânsito, ante 12,1 do Estado.

Comentários