//EDUCAÇÃO// Novidades na volta às aulas


A Secretaria de Educação e Cultura de Serra Negra lançou no retorno às aulas três projetos que serão desenvolvidos ao longo do segundo semestre, em toda rede municipal de ensino.

O primeiro deles é o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), uma parceria do município com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que tem como objetivo estimular a educação empreendedora no ensino fundamental. Segundo explica a secretária municipal de Educação e Cultura, Rita Pinton, "as crianças aprendem como empreender, investir, fazer cálculos e medições, além de contabilidade e precificação". O curso, diz, é totalmente voltado "ao ensino prático, mão-na-massa, não se limitando às explicações teóricas da disciplina".

Ela afirma que parcerias com a rede pública estadual também estão sendo estudadas, para que as crianças permaneçam com as atividades depois de deixarem as escolas municipais, a partir do 2ª ano do ensino fundamental.

A secretária informa que todo o material e capacitação dos professores e atendentes são oferecidos pelo Sebrae, sem nenhum custo adicional para as famílias dos alunos. “O mesmo se dá com as apostilas, que são ofertadas, tanto o material do professor quanto o livro dos alunos."

O segundo projeto dá sequência às atividades já desenvolvidas em parceria com o Projeto Copaíba. Todos os alunos do 1º ano do ensino fundamental, além dos estudantes do contraturno da EMEB Maestro Fioravante Lugli, terão a oportunidade de conhecer a sede do instituto, no município de Socorro, onde haverá visita guiada e plantio de mudas pelos próprios estudantes.

Segundo a coordenadora pedagógica Adriana Camargo esse projeto visa mostrar a importância do cuidado com o ambiente. "É importante que nossas crianças aprendam desde cedo a preservar a natureza para conviver com ela. As atividades já começaram antes das férias de julho e retomamos agora, com a visita dos alunos à sede da Copaíba, na última semana deste mês."

A terceira novidade é a adoção da disciplina extracurricular de Valores, que abarca temas morais e éticos, que serão trabalhados com os alunos do Pré-II, de toda a rede municipal. A coordenadora pedagógica revelou que o tema da formatura dos alunos neste ano será “O Pequeno Príncipe”, um clássico da literatura francesa, escrito por Antoine de Saint-Exupéry, que ganhou o mundo com diversas versões impressas, e também em formato de desenho animado e filme de longa-metragem.

No Projeto Valor os alunos entram em contato com diversos assuntos, como coragem, solidariedade, honestidade, paz, gratidão e respeito. As aulas ocorrem durante todo o segundo semestre, até o fechamento das atividades, no evento de formatura da turma, no fim do ano. "Será um momento marcante, no qual a obra de Exupéry fará todo o sentido para os alunos, já que serão expostos aos temas durante os próximos meses. Esses assuntos, que também são trabalhados no livro, merecem destaque nos primeiros anos de vida das crianças, pois complementam sua formação como seres humanos", diz a coordenadora.

Outra novidade na rede municipal de ensino no segundo semestre será a utilização de tablets, que já foram distribuídos. O uso será rotativo, no período de aulas, entre os alunos do Pré I, Pré II e 1° ano do ensino fundamental. Explorar o tablet como ferramenta no cotidiano da educação infantil tem como objetivo otimizar, colaborar e inovar a aprendizagem com conteúdos lúdicos. Para um melhor funcionamento dessa ferramenta, as escolas serão preparadas com sinal de internet em todo o prédio e não somente nas salas de informática.

Um projeto piloto de segurança foi iniciado na EMEB Alzira Palma e Silva, localizada no Bairro dos Francos. Câmeras de segurança foram instaladas nas dependências do colégio, a fim de evitar novos atos de vandalismo, já que essa unidade de ensino foi depredada meses atrás. A partir do estudo dos resultados dessa primeira ação, escolas do Centro e de outros bairros poderão receber os mesmos equipamentos.

Comentários