//PREVIDÊNCIA//O que pensa seu candidato da reforma?

Votação da reforma da Previdência na Câmara: DEM foi 100% favorável
(Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Salete Silva


Os deputados federais mais votados em Serra Negra nas eleições passadas foram favoráveis ao texto-base da reforma da Previdência, aprovado quarta-feira passada, 10 de julho, pela Câmara dos Deputados em primeiro turno.

Independentemente da opinião sobre a reforma da Previdência, a favor ou contra, acompanhar o trabalho dos políticos eleitos pelos cidadãos serranos é fundamental para o exercício da cidadania e o aperfeiçoamento do processo de votação.

Além de como votaram seus deputados federais e como votarão seus senadores, o cidadão precisa saber o que pensam os políticos e os vereadores locais sobre esse e outros temas discutidos em Brasília. Tudo o que acontece por lá tem impacto no município.

O deputado mais votado em Serra Negra, com 15% dos votos, foi Eduardo Bolsonaro (PP), filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL), cotado na semana passada ao cargo de embaixador dos Estados Unidos, e que virou piada ao dizer que estava preparado para a embaixada porque além de ter feito intercâmbio já havia fritado hambúrguer em terras norte-americanas. Ele votou a favor do texto aprovado.

O segundo colocado, com 14,33% dos votos, foi Ricardo Izar (PP), que já havia ajudado a aprovar também a reforma trabalhista. Izar votou a favor da reforma da Previdência. O mesmo fez o terceiro colocado em Serra Negra nas eleições passadas, com 13,25% dos votos, Marcelo Squassoni (PRB).

Os vereadores serranos integram partidos que apoiaram e se articularam para a aprovação da reforma da Previdência, como o DEM, de Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados. Pelo menos quatro vereadores hoje estão nesse partido, do qual também faz parte o presidente da Câmara Municipal, Wagner Del Buono, e também o prefeito de Serra Negra, Sidney Ferraresso, e todo seu grupo político.

Há ainda na Câmara Municipal políticos do PMDB e PTB, que foram favoráveis à reforma da Previdência. Entre os partidos contrários e que orientaram os deputados a votar contra o texto aprovado está o PDT e o PV, que têm representantes no Legislativo local. O que pensam esses políticos sobre a reforma da Previdência? Eles precisam assumir um posicionamento para que seu eleitor o conheça melhor.

O que ocorre em Brasília impacta, sim, no município e ajuda o cidadão a refletir sobre o sistema político no país, compreensão sem a qual dificilmente vai aperfeiçoar seu processo de votação.

Muitos políticos dizem que a reforma é essencial para a retomada econômica, assim como diziam sobre a reforma trabalhista. Se isso ocorrer, todos vão colher os frutos e se isso não ocorrer, quem vai assumir o ônus? Sem a retomada econômica em âmbito nacional, Serra Negra também não sai do marasmo econômico.

Sobre a reforma da Previdência, o maior impacto sobre os trabalhadores de forma geral será a exigência de contribuição de 40 anos para o acesso à aposentadoria integral. Mesmo que tenha a idade mínima, 65 anos, homem, e 62 anos, mulher, o trabalhador que não contribuir com 40 anos não receberá todo o valor.

Outros pontos são ainda bem polêmicos e impactam na vida das pessoas de forma cruel como o Artigo 28, Parágrafo 3º que prevê que pessoas com deficiências (PcD), como autismo, esquizofrenia, síndrome de Down e outros transtornos, em grau moderado e médio, deixarão de receber a pensão previdenciária, caso os pais venham a falecer.

O texto garante aos militares das Forças Armadas o salário que recebiam no fim de carreira; juízes e promotores também terão garantidos seus vencimentos atuais, e políticos também têm a chance de tramitação de uma regra mais leve, assim como os policiais.

A Câmara vai analisar novamente o texto, para que, enfim, possa ser submetido à apreciação dos senadores. O Senado começará a analisar a reforma previdenciária no retorno do recesso parlamentar, que terá início no dia 18 de julho. Sem saber o que pensam e como votam os políticos, nosso voto nas urnas não serve para nada.

Comentários