//CIDADE// Creas atende 21 moradores de rua no semestre


Números divulgados pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Serra Negra mostram que, no primeiro semestre deste ano a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) atendeu 21 pessoas por meio de seu trabalho semanal de busca ativa, identificando indivíduos em situação de vulnerabilidade e encaminhando-os para programas socioassistenciais e para o tratamento da dependência química, oferecido por intermédio de grupos de apoio.

Foram 12 buscas ativas pela equipe do Creas e 9 encaminhamentos aos grupos de apoio.

Em junho foram feitas quatro buscas. Os pontos percorridos foram a Avenida Laudo Natel, nas proximidades do banheiro público, na Praça Sesquicentenário (praça de alimentação e banheiro público), na Avenida João Gerosa e nas proximidades da Fonte Albino Brunhara.

Em uma das buscas não foi encontrado o público alvo e nas demais foram atendidas seis pessoas, que foram encaminhadas para serviços de saúde, tratamento de dependência química e inclusão em benefícios socioassistenciais

Pelo protocolo de atendimento, a equipe técnica sempre busca o contato com os familiares dessas pessoas, visando o restabelecimento dos vínculos familiares.

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de Serra Negra, Danilo Guerreiro, o Danilo da Farmácia, foi em vários locais da cidade nas frias noites de domingo, 7 de julho, e segunda-feira, 8,  com cobertores e agasalhos doados pelo Fundo Social de Solidariedade. Ele esteve na Rodoviária, Praça Sesquicentenário, Avenida Laudo Natel, Praça John Kennedy, Fonte São Jorge, Unidade de Saúde da Família Paulino Stachetti, Praça Lions, Hospital Santa Rosa de Lima, prédio da antiga Telesp, Rua Saldanha Marinho, Fonte Albino Brunhara, Avenida João Gerosa, Rua Antonio Ricci e escadaria ao lado do Serra Negra Esporte Clube.

Encontrou apenas uma pessoa em situação de rua, dormindo em frente à Fonte São Jorge, na segunda-feira, que não quis ser encaminhado para nenhum local, embora tenha aceitado um agasalho.

“É importante esclarecer que não podemos obrigar ninguém a sair da rua, apenas se a pessoa consentir. Porém, felizmente, em Serra Negra não encontramos pessoas em situação de rua. Ocorre que muitas vezes alguns indivíduos, aparentando ser andarilhos, ficam aglomerados em determinados pontos da cidade, mas possuem residência e à noite cada um vai para sua casa”, disse o secretário.

O atendimento do Creas pode ser solicitado pelo telefone 3892-7970 ou, nos fins de semana, na Guarda Civil Municipal, por meio do telefone 153.

Comentários