//HISTÓRIA// Serra Negra, 60 anos atrás...


Imagine uma cidade com 14 mil habitantes, três agências bancárias, 600 veículos, 1.208 ligações de energia elétrica, 178 aparelhos de telefones, 16 hotéis, três pensões, dois cinemas, sete médicos, duas livrarias, uma biblioteca e dois jornais.

Pois essa é Serra Negra, não a de hoje, mas sim de exatos 60 anos atrás, destacada em uma monografia do IBGE publicada em 1959, de autoria de Erasmo Catauli Giacometti, da Diretoria de Documentação e Divulgação do Conselho Nacional de Estatística.

A obra está dividida em pequenos capítulos: Aspectos Históricos; Estância Hidromineral e Climática (O Clima, As Águas, Pontos de Atração Turística, Produção de Água Mineral); Vias de Comunicação e Meios de Transporte; A Cidade; e Outras Informações (Aspectos Físicos, População, Produção de Café, Pecuária, Indústria, Instrução Pública, Ensino, Finanças Públicas).


Alguns destaques do texto:

"A principal festa religiosa da cidade é a de Santo Antonio, que se realiza no dia 13 de junho. Esta festa atrai grande número de forasteiros dos municípios vizinhos. Dentre suas atrações destaca-se o leilão de prendas e de gado."

"A festa de São Benedito é uma tradição do município. Realiza-se no dia 6 de janeiro, em frente a igreja de São Benedito. É então levado a efeito uma congada, atraente pelas  roupas coloridas dos participantes, pela música e dança típica."

"Várias gincanas são levadas a efeito durante as temporadas de verão, sendo organizadas  por particulares e com apoio da Prefeitura, para divertir os visitantes da Estância nessa época do ano."

"Muito apreciado pelos habitantes locais e pelos turistas são os rodeios, dos quais  participam peões famosos na região. Um grande desfile pelas ruas da cidade, com animais, corso e banda de música precede esses rodeios." 

Clique aqui para acessar a íntegra do documento.

Comentários

  1. Por favor, clique com o botão esquerdo na palavra "aqui". Se não abrir, clique com o botão direito do mouse na palavra "aqui" e clique em "salvar link como". Assim, o documento estará salvo em seu computador e é só abri-lo em seguida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.