//CIDADE// Veja como vai ficar o Parque São Luiz

Vista geral do parque, segundo o projeto de revitalização

Carlos Motta

Um dos pontos turísticos mais agradáveis de Serra Negra, praticamente abandonado há vários anos, pode renascer, revitalizado, se a prefeitura mantiver a promessa de reformá-lo o mais brevemente possível. Trata-se do Parque Fonte São Luiz, que já integrou o roteiro dos trenzinhos que levam os visitantes às principais atrações turísticas da cidade. Hoje, o parque está sujo, com mato crescido, e o riacho que antes formava pequenos lagos com a água parada e cheiro de esgoto. 

A promessa da prefeitura é investir R$ 250 mil na reforma do local. As obras ainda não têm data para começar. Outra promessa é desenvolver um projeto de infraestrutura para a recuperação das nascentes que antigamente abasteciam o parque, com orçamento a ser definido. A ideia inicial é construir, perto das nascentes, uma caixa de armazenamento de água em aço inoxidável e levar a água para o parque por meio de encanamento também de inox, a fim de evitar que ela seja contaminada por esgotos clandestinos, como ocorre atualmente.

O projeto desse novo Parque Fonte São Luiz é de autoria da arquiteta e urbanista Vitoria Testa, também graduada em design de interiores e pós-graduada em paisagismo. Segundo ela, seu plano de revitalização do local foi idealizado "de forma a atender as solicitações feitas pela população do bairro". Assim, diz, o projeto vai restabelecer o acesso pela lateral da EE Deputado Romeu de Campos Vergal, adjacente ao parque, proporcionando uma rota para portadores de necessidades especiais. A restauração das áreas de lazer contemplará um novo playground, um salão para atividades sociais, além de um espaço para instalação de barracas, onde poderão ser montadas feiras. 

Em relação à estética, informa Vitoria, será realizada a limpeza da vegetação morta para a entrada de mais luminosidade, plantada uma área de reflorestamento e colocada nova vegetação ornamental. A área onde hoje se encontram os laguinhos terá um "visual moderno", com um riacho ornamentado por pedras.

Os banheiros serão reformados. Haverá banheiros com acessibilidade e fraldário. 

"O grande propósito do projeto é trazer vida ao local, com a movimentação de pessoas e a valorização da paisagem", diz Vitoria. "E, em vez de aumentar a área construída, aproveitamos o espaço já existente para implantação desse projeto." 

As imagens feitas pelo escritório de Vitoria mostram alguns detalhes de como será o novo Parque Fonte São Luiz.





Comentários