//CIDADE// Parque São Luiz terá água de nascente

A gruta do parque: cascata a encobria antigamente

Uma nova reunião, na noite de terça-feira, entre representantes da prefeitura e moradores, decidiu que a água que abastecerá o Parque Fonte São Luiz, que será revitalizado, será captada das nascentes, localizadas na região da antiga pedreira da cidade. O projeto previamente apresentado, no dia 21 de maio, estabelecia que a água do riacho que vai correr pelo parque seria movida por bombas e não viria das nascentes.

Segundo os técnicos da prefeitura e da Sabesp que estiveram presentes na primeira reunião, esgotos clandestinos vêm há anos poluindo a água da fonte que antigamente caía em cascata por sobre a gruta e formava os pequenos lagos existentes no parque. As várias reformas feitas no local não resolveram esse problema. Os moradores fizeram, na reunião desta terça-feira, uma cobrança enfática para que a Sabesp resolva esse problema de contaminação. Uma proposta de construção de um poço artesiano no local foi rechaçada pelos moradores.

Marcos Mielli, o Prancha, morador do São Luiz e ativista pela preservação das fontes de água do bairro, vai se encarregar de levar uma equipe técnica às nascentes, para que ela estude a instalação de uma caixa de armazenamento de água, em aço inox, a fim de que ela seja levada, em encanamento também de inox, para o parque.

O prefeito em exercício, Rodrigo Magaldi (DEM), compareceu à EMEB Profa. Maria Lucia Stenghel Salomão de Azevedo, onde foi realizada a reunião, com uma comitiva formada por alguns vereadores, secretários e técnicos. 

Outro ponto que causou discussão na reunião em maio foi referente à construção de um centro comunitário no parque, algo que não constava do projeto original, de autoria da arquiteta Vitória Testa. 

Agora ficou decidido que não haverá essa mudança e que as atividades comunitárias, como por exemplo as aulas de artes marciais dadas por um morador para as crianças do bairro, serão no espaço do quiosque-bar já existente, que passará por uma remodelação.

Magaldi aproveitou a reunião para apresentar novamente o projeto de construção da Unidade Básica de Saúde do bairro, com área de 241 metros quadrados, num terreno de 600 metros quadrados, ao lado da colônia de férias da Polícia Militar, na Rua Manoel Luiz Saragiotto. Atualmente, a UBS da região funciona num imóvel alugado. O projeto da nova UBS foi feito pelo Ministério da Saúde e vai custar cerca de R$ 466 mil.

Já a verba para a revitalização do Parque Fonte São Luiz, cerca de R$ 250 mil, virá do Dadetur, o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos.

Comentários