//TURISMO// Em pleno inverno, café faz a festa


Uma das principais atrações culturais de inverno da cidade será o 1º Festival do Café de Serra Negra, programado para os dias 5, 6 e 7 de julho, na praça João Zelante, no Centro.

O maior evento da cafeicultura local vai reunir toda a cadeia produtiva do setor, do cafeicultor aos bares e restaurantes. O público poderá experimentar não só os cafés de Serra Negra como saborear pratos que têm o produto como ingrediente principal. 

A cafeicultura é uma das mais importantes atividades agrícolas do município por sua relevância na economia, com a criação de empregos e renda, e por se destacar como produtora de um tipo especial ou “gourmet”, considerado o de melhor qualidade do mercado internacional.

Localizadas de forma geral a mais de 1.000 metros acima do nível do mar, as propriedades cafeicultoras da região apresentam as condições e características essenciais para produzir os cafés especiais.

Além de exportadores do produto verde em grão, os produtores serranos têm se dedicado cada vez mais à torrefação e produção de cafés com marcas próprias.

Com isso o café de Serra Negra tem conquistado consumidores do Circuito das Águas e também de diversas regiões do Estado de São Paulo, capital paulista e outros Estados.

Serra Negra ganhará em breve rotas turísticas da cafeicultura, com a abertura de propriedades para os visitantes, que terão a oportunidade de conhecer melhor a região montanhosa, suas belezas naturais e o processo de cultivo do principal produto agrícola local.

Durante o Festival do Café, a praça João Zelante concentrará estandes para a venda de café e produtos derivados de dez marcas serranas (Café da Montanha, Café Santa Serra, Grão da Serra, Café Vale do Ouro Verde, Café da Preta, Café Quintas da Serra, Café dos Leais, Café Sinhô Geraldo, Florada da Serra e Cereja Coffee). 

“O objetivo, além de dar visibilidade à cafeicultura serrana, é divulgar o trabalho de identificação geográfica, realizado nos últimos anos para a valorização do produto local”, explica uma das organizadoras do evento, Giuliana Marchi, do Café Santa Serra.

A identificação geográfica do produto é condição importante para atestar sua origem e garantir qualidade.  O trabalho tem sido conduzido na região pela Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Circuito das Águas Paulista (Acecap).

O Festival do Café contará ainda com a participação do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, além de baristas e um “restaurant week”, evento gastronômico que terá o café como principal atração. Bares e restaurantes da praça João Zelante vão oferecer opções culinárias baseadas no café durante toda a semana gastronômica. 

Com o apoio da administração municipal, o 1º Festival do Café é uma iniciativa da Acecap em parceria com a Associação dos Hotéis e Restaurantes de Serra Negra e a Associação Comércio Forte.

Comentários