- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
As reuniões são às quartas-feiras e são conduzidas por um psicólogo e uma nutricionista |
Todas as quartas-feiras, das 10h30 às 11h30, um grupo de oito a nove pessoas se reúne numa sala do Setor de Transporte da prefeitura, na Praça Lions Internacional, para tentar aquilo que parece impossível para muitos: deixar de fumar. As reuniões ocorrem desde março de 2017, depois que a nutricionista da rede municipal Tayane de Britto Domeniconi, o psicólogo Antonio Augusto Lyra Junior, o médico Ricardo Takebe e o dentista Gustavo Bergo Guerra participaram de uma capacitação na Unicamp para darem início a um grupo de tratamento ao fumante no município.
A partir daí foi criado o Grupo de Controle do Tabagismo, promovido pela Secretaria de Saúde de Serra Negra, trabalho que foi um dos temas da apresentação da Secretaria Municipal de Saúde no Congresso do Conselho dos Secretários Municipais do Estado de São Paulo.
Os atendimentos são feitos sem necessidade de agendamento e sim de procura espontânea ou por meio de encaminhamentos. O fumante participa de um grupo aberto, motivacional e dinâmico, com periodicidade semanal, por no mínimo quatro encontros, que têm a finalidade de informar e esclarecer sobre a dependência à nicotina e motivar para a cessação do vício.
O grupo é conduzido por dois profissionais (um psicólogo e uma nutricionista), que foram capacitados previamente para conduzir o tratamento. Depois das quatro sessões iniciais, se o paciente já se sentir preparado para parar de fumar, e se assim desejar, poderá solicitar para realizar a triagem não médica, onde serão colhidos os seus dados pessoais, sua história como fumante, além de avaliado qual o seu grau de dependência.
Depois dessa triagem, o paciente é encaminhado para a consulta médica, na qual será avaliado quanto à possibilidade de dar início ao tratamento medicamentoso (medicação oral e adesivos).
“O paciente, ainda permanece no grupo semanalmente e é acompanhado durante todo o processo de cessação do tabagismo, trabalhando as estratégias, os sinais de abstinência, as pressões familiares e sociais, o acompanhamento medicamentoso e os motivos para continuar sem fumar. Ao término do tratamento medicamentoso, o paciente é orientado a retornar ao grupo a cada 30 dias por até um ano, como estratégia para prevenção de recaída e como modelo motivacional aos demais participantes do grupo”, diz Tayane.
Todo o tratamento farmacológico é fornecido gratuitamente pelo SUS (medicação oral e adesivos), desde que não haja contraindicações médicas ao uso, avaliadas pelo médico Ricardo Takebe, e a dispensa dos medicamentos fica vinculada à participação semanal do paciente no grupo. O tratamento completo tem duração de cerca de quatro meses.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.