//SAÚDE// Dengue tipo 2 é a nova preocupação


Serra Negra pode ficar tranquila, por enquanto, com relação à dengue, garante a secretária de Saúde, Teresa Cristina Cesar Fernandes, a TC.

A ocorrência de epidemias em municípios da região, como Pedreira e Jaguariúna, além de Campinas, deixou a vigilância sanitária de Serra Negra alerta, mas até agora não foi registrado nenhum caso de contaminação no município.  

Desde o início do ano foram registradas 19 notificações da doença, das quais 8 casos descartados, 7 em investigação, 3 positivos importados – contaminação em outra cidade - e um caso adquirido em Pedreira, embora atendido aqui.

A equipe vem fazendo controle de vetor e orientação nos domicílios. “É importante que as pessoas se responsabilizem por olhar no entorno delas”, afirma TC.

O trabalho da vigilância sanitária, ela explica, só terá resultado efetivo com a participação e a responsabilização da população. A equipe, ela informa, está preparada caso seja necessário fazer nebulização e já conta há 15 dias com um plano definido para atender a população, caso haja registro de casos de dengue e risco de epidemia.

A preocupação das autoridades é que este ano o caso mais comum de contaminação é de sorologia tipo 2, há uma década não registrado na região.

Em caso de algum sintoma suspeito, a secretária recomenda que a população procure as unidades de saúde, que estão preparadas para receber os pacientes e, se precisar, contarão com o apoio do hospital.

Principais sintomas da dengue 

Nos adultos, a primeira manifestação é a febre alta (39ºC a 40ºC), de início repentino, associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo (exantema) e coceira. Anorexia, náuseas, vômitos, diarreia não volumosa podem estar presentes. (Informação: portal do médico Drauzio Varella)

Comentários