- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Os vereadores serranos são contra o foro privilegiado para a maioria das autoridades federais. E por isso aprovaram uma moção de apelo, de autoria da Câmara Municipal, na última sessão da Casa, em 29 de abril, solicitando ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que dê prioridade na tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 10/2013.
O foro privilegiado é a prerrogativa que várias autoridades têm, em razão do cargo que ocupam, de serem julgadas por instâncias superiores, como o Supremo Tribunal Federal (STF), no caso dos parlamentares, e o Superior Tribunal de Justiça (STJ), no caso dos governadores. A proposta já foi aprovada em Comissão Especial da Câmara, e restringe o benefício a cinco figuras: o presidente da República e o vice; e os presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal. Cerca de 55 mil autoridades brasileiras gozam dessa prerrogativa atualmente.
Para que comece a valer, a matéria ainda precisa passar pelo Plenário da Câmara. O relator, deputado Efraim Filho (DEM-PB), manteve o texto que passou no Senado em maio de 2017, de autoria do senador Álvaro Dias (Podemos-PR).
O foro privilegiado foi instituído no Brasil pela primeira constituição republicana, sendo aprimorado ou limitado nas constituições posteriores, até chegar às prerrogativas consideravelmente mais vastas da Constituição de 1988.
Câmara dos Vereadores Serra Negra
foro privilegiado
notícias Serra Negra
POLÍTICA
Serra Negra
Viva! Serra Negra
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.