//OPINIÃO// A hora e a vez do Parque São Luiz

O Parque Fonte São Luiz, hoje: abandonado

Carlos Motta

Muitos anos atrás, numa das primeiras vezes que vim a Serra Negra, eu e minha esposa fomos passear de trenzinho. Lembro que ele saiu do centro da cidade, que era o único lugar que conhecíamos, e andou um tanto até parar no Parque Fonte São Luiz. Descemos, passamos por entre barracas de artesanato e lembrancinhas, entramos numa gruta, vimos a água correr, límpida e tranquila, por um riachinho, olhamos a vegetação, caminhamos mais um pouco, até que o sino do trenzinho nos chamou de volta.

Poucos meses atrás voltamos ao parque. Fiquei triste com o que vi - um abandono completo, sujeira, em vez do riacho, uma água imunda, parada, malcheirosa, quiosques quebrados... 

Mas dessa vez, tive mais tempo para olhar o local. E vi que ele é muito, mas muito bonito - isso se estivesse minimamente conservado.

Nesta terça-feira o prefeito Sidney Ferraresso deverá ir à escola Maria Lúcia Salomão para apresentar o projeto de revitalização do parque. Segundo me informaram, essa deve ser a quarta ou quinta vez que prefeitos serranos prometem reformá-lo. Antes, dizem, tudo o que foi feito não passou de retoques cosméticos. O maior problema, a contaminação da água que vem das nascentes próximas pelo esgoto sanitário, nunca foi solucionado.

O abandono em que se encontra o Parque Fonte São Luiz dá o que pensar. 

Por mim, acho isso injustificável - e criminoso.

Serra Negra, todos sabem, vive do turismo. E aquele local é um dos mais belos pontos turísticos da cidade. Ou foi.

É incompreensível que as administrações passadas tenham deixado o parque se deteriorar tanto. Só o descaso com a coisa pública explica tamanho descalabro. 

Sua construção provavelmente custou bastante aos cofres do município. Sua ruína como atração turística também, na medida em que ele, além de atrair visitantes e moradores da cidade, era um polo econômico, com o comércio que se praticava em seu entorno. 

Espera-se agora, no mínimo, que a prefeitura faça o certo, que é recuperar para cidade, com todos os benefícios advindos dessa medida, um dos mais agradáveis logradouros serranos. 

E desta vez, definitivamente.

Comentários

  1. Escorreito! Nem pôr nem tirar! Punto y basta!!!

    ResponderExcluir
  2. O abandono do Parque Fonte São Luiz não passa apenas por ser considerado "bairro afastado". Tem ligação política por ter ali oposição do Prancha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.