//OPINIÃO// Falta uma identidade turística


Eliahou Kogan

Os turistas são grandes aliados para o desenvolvimento de cidades, desde que os governantes e a população estejam conscientes e saibam usar essa oportunidade de forma positiva.

Nosso público alvo é um grande contingente de pessoas que se desloca nos fins de semana, feriados e férias para fugir do ambiente urbano, das rotinas estressantes do dia a dia, na busca de lazer saudável e seguro. 

Serra Negra preenche todos os requisitos e tem potencial para alcançar a satisfação das necessidades e desejos desse público.

Ao longo de muitos anos, porém, Serra Negra foi perdendo um importante “cluster” turístico e sua identidade, abrindo lacunas que foram sendo exploradas por outras cidades.

No entanto, Serra Negra tem tudo para se recuperar. É preciso construir uma forte identidade e posicioná-la em um lugar de destaque entre os destinos de desejo do interior paulista, por meio de um planejamento de marketing, propaganda e planos de ação. A participação dos residentes, neste caso, é fundamental. 

A ideia é fazer de Serra Negra uma cidade interessante e que se torne agradável e atrativa para novos contingentes de turistas. Como exemplo, pode-se trabalhar um conceito de que o ar, a água e a natureza, por si só, podem operar verdadeiros “milagres” aliando uma série de atividades que dificilmente o turista poderia fazer em sua cidade. 

Serra Negra é um excelente produto, fácil de ser vendido, desde que bem trabalhado em matéria de conceito e planejamento de divulgação.

Eliahou Kogan  é publicitário

Comentários