//CIDADE// Um projeto para massificar o esporte


Alunos de escolas da rede municipal de ensino de Serra Negra, crianças e adolescentes de diferentes bairros, pessoas com deficiência e idosos serão atendidos por profissionais de educação física como parte do projeto “Esporte e Atividades Culturais”, que envolve as secretarias municipais de Esportes, Educação e Assistência e Desenvolvimento Social.

O projeto prevê a realização de atividades físicas e culturais em escolas, quadras e campos de diversos bairros e estabelecimentos de assistência social a idosos e pessoas com deficiências. A responsabilidade pela execução do projeto é da empresa Mobiliza Serviços e Terceirização de Mão de Obra, vencedora de uma licitação na modalidade pregão presencial. Ela vai receber, por 12 meses de trabalho, R$ 81.941,76.

As escolas que receberão o projeto são as seguintes: Maestro Fioravante Lugli, no Bairro das Palmeiras; Professora Aracy Sodré Marchi, no Bairro das Posses; Haydée Padula, Bairro das Palmeiras; Doraci Ramalho Silingardi, no Bairro Três Barras; Professora Alzira Silveira Palma e Silva, Bairro São Luiz; Professora Maria de Lourdes Pinheiro Taborda, no Bairro das Posses; Professora Rosalba Perondini Salomão, no Bairro Alto das Palmeiras; Albino Brunhara, no Bairro dos Francos; Zaira Antunes Franchi, Bairro da Serra; Professora Aracy Sodré Marchi, no Bairro das Posses; Professora Maria Aparecida Bicudo Gonçalves da Silva, no Jardim Nova Serra Negra.

O projeto atende alunos das unidades escolares de tempo integral. Eles permanecem na escola o dia todo, sendo, por isso, necessário que tenham atividades diferenciadas, com finalidade pedagógica. A carga horária é de 20 horas/aulas semanais, distribuídas nas terças e sextas-feiras, dias em que os professores titulares não ministram aulas no contraturno. O público-alvo é de alunos de pré II e 1º ano do ensino fundamental (5º e 6º anos).

Entre as atividades estão jogos que auxiliem as crianças na estruturação de seu esquema corporal, coordenação motora, organização perceptiva, equilíbrio etc. Além da prática esportiva haverá também brincadeiras cantadas, dramatizações e mímicas, dentre outros.

Assistência Social

Em relação à assistência e desenvolvimento social, o projeto atenderá idosos do “Projeto Casa Dia”, duas vezes por semana, pelo período de 1h30, no espaço do Recanto São Francisco, e pessoas com deficiência no Centro Educacional e Social “Prof. Olga de Souza Vichi”, também

Serão atendidos idosos acima de 60 anos inscritos no “Projeto Casa Dia”, bem como adultos acima de 18 anos, portadores de algum tipo de deficiência, comprovada por meio de laudo médico, e que estejam cadastrados no serviço prestado pela assistência social no Centro Educacional e Social “Prof. Olga de Souza Vichi”. As atividades em ambos os locais serão realizadas duas vezes por semana por 1h30.

Esportes

O projeto esportivo nos bairros será realizado nas quadras e campos dos bairros Alto das Palmeiras, Nova Serra Negra, São Luiz, Campo do Sete e na própria Secretaria de Esportes, uma vez na semana em contraturno escolar, com aulas de 60 minutos por turma. Serão designados dois profissionais de educação física credenciados pelo Conselho Regional de Educação Física e dois monitores.

Esses pólos atenderão alunos regularmente matriculados nas redes de ensino municipal e estadual, com objetivo de massificar o esporte no município, além de contribuir para a qualidade de vida e incentivo e prática esportiva por meio de jogos, brincadeiras, e modalidades esportivas como atletismo, handebol, basquetebol e ginástica rítmica.

Comentários