//CIDADE// O Dia da Vitória de Saragiotto

Saragiotto e a primeira-dama Yara Leme Ferraresso: homenagem no Dia da Vitória

Oswaldo Saragiotto, o único militar de Serra Negra ainda vivo que esteve na Segunda Guerra Mundial, foi homenageado nesta sexta-feira, 10 de maio, quando se comemora o Dia da Vitória na cidade. Serra Negra enviou à Europa 18 soldados que estiveram na linha de frente da luta. A Praça Barão do Rio Branco é o local onde, todos os anos, se celebra a data, com a participação do Tiro de Guerra de Amparo e de autoridades municipais.

Saragiotto, 99 anos, lembrou que os pracinhas brasileiros chegaram à Itália sem proteção nenhuma para o rigoroso frio e sem experiência de combate: "Estávamos ali para servir. Se não fossem os norte-americanos a nos ajudar, não teríamos nem sequer roupa para o inverno de menos 20 graus."

Para ele, estar de volta é a maior das lembranças que a guerra lhe conferiu: "Estar vivo é o maior presente. Corríamos riscos diversos, desde ser alvejados pelo oponente até pisar em uma mina e perdermos uma perna, por exemplo. Estou vivo e bem. E quando voltamos à Serra Negra, a recepção foi uma coisa extraordinária. De volta ao Brasil, paramos no Rio de janeiro. De lá, fomos a Campinas e só depois chegamos em Serra Negra, com muita festa", disse o ex-combatente.

Os serranos que partiram para os campos de batalha na Europa já falecidos são Alberto Marciano, Ari Carei Vieira, Alberto Mainente, Antônio Fuim, Antônio Silveira Patrício, Alcides Batista Bueno, Antônio Poleto, Carlos Venturini, Décio Fioranti, Giordano Marchi, Mauro da Cunha Canto, Nadir Alves de Almeida, Roberto Gambeta, Rômulo Testa, Sebastião Pinto Silveira e Pedro Leme de Assis. Eles foram representados por familiares.

Comentários

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.