//ARTES// Dança de Serra Negra ganha prêmios

A apresentação do grupo de Serra Negra foi destaque em Marília

Cinco bailarinos serranos participaram, no último fim de semana, do Festival Dança Brasil, em Marília. A competição seleciona as melhores apresentações para o Palco Aberto, mostra do Festival de Dança de Joinville. O grupo, integrado por Anderson Henrique da Silva, Hilary da Silva Cardoso, João Victor Perez, João Vitor Paschoal e Matheus de Camargo, foi selecionado para a mostra, que será realizada entre os dias 24 e 27 de julho no município catarinense.

O professor de dança, coreógrafo e diretor da Cia. Serrana de Dança, Cristiano Santillo, foi o encarregado por criar e desenvolver as duas coreografias apresentadas em Marília: Alucina-Som, apresentada na modalidade Danças Urbanas Conjunto Sênior, que conquistou a terceira colocação no festival, e Tempos Sempre Modernos, na modalidade Danças Urbanas Solo Sênior, que ficou em segundo lugar, e foi apresentada pelo bailarino Matheus de Camargo.

Para o professor e coreógrafo, o seu trabalho valeu a pena: “Houve muito empenho e dedicação dos alunos durante o período de ensaios. Essa foi a estreia do grupo, a primeira apresentação deles em um festival de tamanha importância, em meio a grandes nomes da dança no Brasil. Vê-los premiados nos dá mais vontade de trabalhar e buscar coisas ainda maiores para eles, além de ter a honra de levar o nome de Serra Negra para os grandes festivais de dança do país.”

O trabalho de Cristiano Santillo rendeu bons frutos logo nos seus Primeiros Passos - nome do projeto que abriga as aulas de dança. Criado em outubro de 2018, as primeiras aulas eram no Palácio Primavera, sede da Divisão de Cultura de Serra Negra. Em fevereiro, foi adaptada ao novo espaço, na sala de ginástica do Conjunto Aquático Sebastião D’Andrea Colchetti, onde os ensaios ocorrem atualmente. 

A parceria entre a Diretoria de Cultura e a Secretaria de Esportes e Lazer foi idealizada pelo professor a fim de expandir o projeto e dar passos mais largos em direção à profissionalização dessa arte para os munícipes interessados: “Em 2018 eram apenas aulas de dança, mas neste ano começamos a fazer um trabalho coreográfico, visando a participação do grupo em festivais de dança, desta forma representando o nome de nossa cidade por onde passarmos”, diz.

Para o diretor municipal de Cultura, Francisco Bertan, o Chicão, Serra Negra é exemplo para outras cidades da região, pois lança mão da cultura para promover cidadania e desenvolvimento social: “A cultura tem o poder de transformação. Por meio de atividades direcionadas, mostramos que o município se preocupa e investe em nossa gente, gerando oportunidades para crianças, adolescentes e jovens, ocupando-os em seus momentos ociosos, atenuando a vulnerabilidade existente quando expostos às ruas. Possibilitando e incentivando o acesso às mais variadas artes, Serra Negra mostra o respeito para com toda a sua população, e se torna exemplo para outras cidades do nosso país”, afirma.

As aulas do Primeiros Passos são destinadas a crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. Interessados podem participar das atividades, agendadas para segundas e quartas-feiras, das 18 às 19 horas, no Mercado Cultural.

A Cia. Serrana de Dança conta com nove bailarinos e está de portas abertas para receber novos integrantes que tem como único pré-requisito idade mínima de 16 anos. Os ensaios são às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 22 horas, aos sábados, das 18 horas às 20h30, e aos domingos, das 9 horas ao meio-dia. Ambos os projetos são gratuitos.

Para mais informações: (19) 3892-4937.

Comentários