//CIDADE// Alto da Serra precisa de carinho



Carlos Motta

O Alto da Serra foi descoberto pelos serranos e visitantes e se tornou um dos principais pontos turísticos de Serra Negra, em grande parte graças ao Clube de Voo Livre, que utiliza o local regularmente.

O pôr do sol a 1.300 metros de altitude é belíssimo, assim como a paisagem e o voo dos parapentes ao sabor do vento.

Em breve, segundo promessa da prefeitura, o Alto da Serra será revitalizado, e lá serão construídos um mirante, banheiros e um imóvel para ser usado provavelmente como uma lanchonete.

Mas enquanto isso...

Enquanto isso, como se viu nesta Sexta-Feira Santa, o local não reúne condições nem medianas para acolher um número "anormal" de visitantes.

Depois das 17 horas já não havia mais lugar para estacionar - os automóveis, mais de uma centena, eram largados em qualquer espaço disponível -, a estrada apresentava condições mínimas de trafegabilidade para veículos de tração 4 x 2, com sério risco de acidentes, e os cinco banheiros químicos estavam com a entrada praticamente obstruída pelos carros.

Apenas uma viatura da Guarda Municipal ali se encontrava - e ela havia chegado já com o caos instalado.

O sol já estava se pondo e muitos veículos continuavam subindo, a muito custo, a íngreme e mal cuidada estradinha de terra - seus ocupantes, coitados, não tinham ideia do que iriam encontrar no fim do caminho.

Recém-saído de um carro, o senhor de meia idade comentou com os familiares que o acompanhavam:

- Nunca vi isso assim, com tanta gente. Aqui é uma beleza, mas vejam, não tem banheiro, olha só a lanchonete como é, improvisada, sem condições... Falta muita coisa.

Ele tem razão - um local como esse, de um enorme potencial turístico para a cidade, merece ser tratado com mais carinho.



Comentários

  1. Com certeza, o Alto da Serra, bem como outros pontos turísticos ou com potencial para, precisam de mais atenção (e investimento) do poder público. Acredito que o incremento do turismo é a saída mais natural e fácil para a crise econômica enfrentada hoje pelo comércio local, a principal fonte de renda do município nos últimos tempos. Ou é isso ou é a implantação de atividades que podem até gerar emprego e renda, mas que certamente implicarão na degradação da qualidade de vida da cidade, seu maior bem. Ocorre que esse caminho precisa começar a ser percorrido com determinação já, se não quisermos perder o trem da história.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.