//HISTÓRIA// 22 de abril: invasão ou descoberta?


Professores Érica Pilom  e Marcão Moreira



Nessa data comemoramos 519 anos do “descobrimento” do Brasil, mas será que podemos
utilizar essa expressão?

Teria sido nesse dia, em 1500, que Pedro Álvares Cabral, um navegador português, se torna oficialmente, o primeiro europeu a pisar no Brasil.

Esse período foi marcado por rupturas e transformações radicais em todas as esferas. Cresce uma classe social, a burguesia, que vem se fortalecendo a cada dia e que está aflita por riquezas para fazer comércio; o poder da igreja católica está sendo questionado e sua necessidade por busca de novos fiéis é perturbador. Foi nesse contexto que ocorreu a expansão marítima comercial.

Por muito tempo, esse processo enfatizou as glórias em uma perspectiva heroica dos feitos das conquistas dos europeus. O termo “descobrimento” tem como significado o ato ou efeito de achar algo desconhecido, ignorado ou escondido. Mas o que diriam os nativos da terra sobre isso? Sim, havia nativos, eles já estavam lá cuidando e cultivando as terras e sua sociedade.

Assim, essa terra foi conquistada de forma violenta, foram implantados pelos conquistadores a sua economia, seu ritmo de trabalho, sua língua, cultura e religião, sendo esses impostos a todos que viviam nas terras invadidas, provando assim seu poder de dominação.

Em suas bagagens, os conquistadores trouxeram o predomínio da cultura europeia e a
exploração capitalista. Nos fizeram enxergar os indígenas como povos atrasados e
improdutíveis. Como assim?! 

Hoje a natureza clama por socorro. Precisamos revalorizar os ensinamentos indígenas presentes em seus cuidados e respeito com a terra. Nossos ideais não podem mais ser somente de acumular bens, custe o que custar, outros valores precisam ser absorvidos em nossa sociedade.

Afinal, o Brasil foi invadido ou descoberto?

Comentários