- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Professores Érica Pilom e Marcão Moreira
utilizar essa expressão?
Teria sido nesse dia, em 1500, que Pedro Álvares Cabral, um navegador português, se torna oficialmente, o primeiro europeu a pisar no Brasil.
Esse período foi marcado por rupturas e transformações radicais em todas as esferas. Cresce uma classe social, a burguesia, que vem se fortalecendo a cada dia e que está aflita por riquezas para fazer comércio; o poder da igreja católica está sendo questionado e sua necessidade por busca de novos fiéis é perturbador. Foi nesse contexto que ocorreu a expansão marítima comercial.
Por muito tempo, esse processo enfatizou as glórias em uma perspectiva heroica dos feitos das conquistas dos europeus. O termo “descobrimento” tem como significado o ato ou efeito de achar algo desconhecido, ignorado ou escondido. Mas o que diriam os nativos da terra sobre isso? Sim, havia nativos, eles já estavam lá cuidando e cultivando as terras e sua sociedade.
Assim, essa terra foi conquistada de forma violenta, foram implantados pelos conquistadores a sua economia, seu ritmo de trabalho, sua língua, cultura e religião, sendo esses impostos a todos que viviam nas terras invadidas, provando assim seu poder de dominação.
Em suas bagagens, os conquistadores trouxeram o predomínio da cultura europeia e a
exploração capitalista. Nos fizeram enxergar os indígenas como povos atrasados e
improdutíveis. Como assim?!
Hoje a natureza clama por socorro. Precisamos revalorizar os ensinamentos indígenas presentes em seus cuidados e respeito com a terra. Nossos ideais não podem mais ser somente de acumular bens, custe o que custar, outros valores precisam ser absorvidos em nossa sociedade.
Afinal, o Brasil foi invadido ou descoberto?
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.