//MÚSICA// Projeto Guri, projeto de vida

Marcos Burgos: do Guri ao profissionalismo

Salete Silva

O jovem serrano Marcos Burgos, 18 anos, ainda muito pequeno descobriu em uma guitarra de brinquedo o amor pela música. Ali nascia seu sonho de ser um grande músico. Um violão velho, resgatado do lixo, era o que faltava para que seu sonho começasse a ganhar forma. Sem dinheiro para cordas, o violão foi adaptado com fio dental para que Marcos, então com 12 anos, pudesse começar a dedilhar suas primeiras notas.

Nessa mesma época surgiu a oportunidade perfeita para o início de carreira de um menino sem recursos para pagar aulas de música particular. “O projeto Guri dá a oportunidade para as crianças que não têm condições financeiras de aprender o instrumento dos seus sonhos”, lembra com emoção o músico, que além de violão, canta e toca vários outros instrumentos, como guitarra, piano e gaita.

Além de oferecer a oportunidade de aprender canto, o Projeto Guri, acrescenta Marcos, lhe abriu as cortinas de um mundo cultural jamais imaginado e que parecia inacessível, como assistir à apresentação ao vivo de uma orquestra. O Guri o ensinou ainda a se relacionar com o mundo. “No Guri criamos laços com alunos, professores e funcionários, que para sempre se tornam nossa segunda família”, diz.

Histórias como a de Marcos, que se repetem em diversos cantos do Estado de São Paulo, levaram músicos, professores de música, alunos, pais e apoiadores do Projeto Guri a realizar no fim de março uma grande campanha fora e dentro das redes sociais em favor do projeto. O movimento levou o governador, João Doria (PSDB), a rever a decisão de cortar verba e demitir 650 trabalhadores de um total de 1.500 empregadas no Projeto Guri.


Guri oferece 143 vagas em Serra Negra 

Sem a pressão da sociedade e mantida a decisão do governador, o Guri teria de fechar 31 mil de um total de 50 mil vagas abertas em seus 335 polos em funcionamento no Estado.  Em Serra Negra, o projeto oferece 143 vagas nos cursos de canto coral, percussão e violão para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos matriculados na rede de ensino. “O Guri, como projeto social, trabalha conceitos de inclusão, de atividades em grupo, respeito às diferenças e limitações da pessoa”, explica Maria Cristina Demate, coordenadora do polo em Serra Negra desde 2010.

O Projeto cumpre ainda um papel importante na formação da criança, lembra a coordenadora, uma vez que a música auxilia no desenvolvimento cognitivo, concentração e das funções psicomotoras, além de estimular a responsabilidade e o compromisso.

O Guri ajuda ainda por meio da música a desenvolver outras habilidades importantes, como resiliência e perseverança, conforme relato da estudante serrana Poliana Aparecida Marcondes de Almeida. “O Guri me transformou de uma menina introspectiva e tímida com medo de tudo e todos, com baixa autoestima em uma jovem segura e comunicativa, capaz de buscar meu espaço e de expressar sem necessariamente usar a fala”, diz Poliana.

Estudante de psicologia com bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni), ela lembra que sem projetos como o Guri crianças e adolescentes correm o risco de permanecer em estado de vulnerabilidade. “Durante a maior parte da minha vida participei de projetos sociais por não ter condições socioeconômicas de frequentar aulas particulares e sei do impacto que exercem, pois ampliam nossa visão para muito além do que nossa realidade proporciona”, afirma.

Seu sonho, agora, é concluir psicologia e cursar musicoterapia para melhor atender a seus pacientes. “Quero levar a meus futuros pacientes esses benefícios e ajudar como um dia fui ajudada.” 

Para quem começa a trilhar esse caminho, como o estudante Maurício Josias Ferreira Franca, 16 anos e há quatro anos aluno de violão do polo do Guri serrano, o saldo já é positivo. “O Guri acolhe, ensina cultura e tem professores maravilhosos e engraçados que fizeram deste espaço um lugar que amo”, diz o garoto que também sonha com uma carreira profissional na música.

As matrículas para o próximo semestre estarão abertas a partir do início de junho. Interessados podem entrar em contato pelo fone (19) 3842-2467.

Comentários