//TURISMO// Um raio-x do visitante



Os turistas que vêm a Serra Negra são, em sua maioria, casais que viajam de automóvel, com idade acima de 24 anos e buscam a cidade para descansar, entrar em contato com a natureza e fazer compras. Eles escolhem Serra Negra por indicação de amigos. A maior parte dos visitantes mora nas regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas e na Baixada Santista. E eles gostam do que veem: aprovam a infraestrutura urbana e infraestrutura de atendimento da cidade.

Essas constatações estão no Plano Diretor de Turismo 2018, um estudo feito pelo Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Águas Paulista, com base em 167 entrevistas com visitantes da cidade nos anos de 2016 e 2017.

Os autores do estudo, em sua conclusão, sugerem que, para o desenvolvimento do setor, Serra Negra foque nos segmentos de negócios e eventos (compras), no turismo rural e no de saúde. "Sugerimos também que priorize, o mais rápido possível, a elaboração e implantação do Plano de Marketing para que o município possa receber um aumento na demanda, priorizando principalmente o marketing digital", indica o documento, que ainda sugere que a cidade busque turistas que morem a mais de 300 quilômetros de Serra Negra, para que "permaneçam mais tempo no destino" e com isso consumam mais produtos e serviços, "contribuindo para a geração de emprego para os serranos".

Os principais tópicos da pesquisa são os seguintes:

Cidade/UF de origem – 37,72% pertencem a Grande São Paulo, com destaque para a cidade de São Paulo, que representa 26,95% da região. 18,56% são da Região Metropolitana de Campinas, com destaque para cidade de Campinas, que representa 7,19% desta região. 7,19% são da Baixada Santista, com destaque para Santos que representa 4,79% da região. 13,77% são turistas de outros Estados, com destaque para Minas Gerais que representa 6,59% dos turistas domésticos. O estudo mostra que 91,62% são de turistas que têm domicílio até 300 quilômetros de Serra Negra. Isso mostra que outras cidades importantes do Brasil que estão além dessa distância não escolhem Serra Negra como destino turístico. 

País de origem - O estudo mostra que 100% dos entrevistados são brasileiros. 

Tempo de permanência – 30,54% dos turistas permanecem em Serra Negra apenas um dia. 26,95% ainda permanecem no destino somente no fim de semana. Somente 23,95% permanecem no destino entre três e quatro. 
  
Idade – 57,3% dos turistas de Serra Negra estão entre 20 e 40 anos. 11% pertencem ao grupo da melhor idade e 31,7% têm entre 41 e 60 anos. 
  
Sexo – 64,88% dos entrevistados são do sexo masculino. 

Acompanhante - 48% das pessoas vieram com o (a) cônjuge. Apenas 33,5% vieram com a família. 

Número de acompanhantes – 55,97% das pessoas viajam em forma de casal.
  
Grau de instrução - 51% dos turistas são pessoas que possuem no mínimo o grau superior. 

Profissão – 28,71% são turistas cuja profissão está ligada ao ramo de administração e negócios e 19,8% representam o funcionalismo público, professores e aposentados, totalizando 48,51% dos turistas de Serra Negra.

Como soube do destino? – 53,3% dos turistas visitaram Serra Negra por indicação de amigos. 23,9% souberam pela internet. 
  
Meio de transporte – 82,5% dos turistas de Serra Negra viajam de automóvel. 

Motivo da viagem – 39,27% dos turistas que procuram o destino, buscam o descanso. 28,70% buscam o destino para interação com a natureza, 22,36% buscam o destino para o segmento de negócios e eventos (os motivados por compras estão inclusos neste item).

Expectativa antes da viagem? – 48,5% das pessoas consideravam que Serra Negra seria um destino turístico de qualidade boa, ante 47,9% que tinham expectativa de que a cidade seria excelente. 

Avaliação da viagem – 57,86% consideraram a cidade como excelente. 
  
Hospedagem – 72,7% dos turistas ficaram hospedados em hotéis e pousadas da cidade. 
  
Atrativos turísticos visitados – 20,13% dos turistas de Serra Negra utilizam o teleférico para atingir o topo da montanha e observar a cidade de Serra Negra. 5,19% atingem o mesmo objetivo com veículo próprio e 9,74% sobem no mirante do Alto da Serra também com o mesmo objetivo. Portanto, somando esses três itens, 35,06% fazem com que a observação da cidade seja a maior atividade procurada. 17,53% escolhem compras como atrativo. A soma desses dois itens atinge 52,59%. 
  
Infraestrutura - Consideraram como ótimo ou excelente todos os itens da questão: limpeza – 61,6%; sinalização de rua – 62,8%; conservação de rua – 62%; arborização - 76%; segurança – 70,7%; bancos/caixa eletrônico – 52,7%.

Comentários