//FERNANDO PESCIOTTA// Agência vai regular redes sociais



De olho na campanha e com atenção especial ao eleitorado feminino, o presidente Lula anunciou medidas que prometem impor um mínimo de ordem na bandalheira das redes sociais.

A terra de ninguém deverá ser minimamente ocupada, para inibir mentiras, golpes, falcatruas, desinformação e violência, especialmente contra vulneráveis.

Lula assinou dois decretos, o que dispensa a avaliação de um Congresso marcado pelo conservadorismo arcaico. Os decretos regulamentam regras fixadas pelo STF e definem a Agência Nacional de Proteção de Dados como fiscalizadora das obrigações das plataformas.

Um dos decretos trata especificamente do combate à misoginia e à violência contra a mulher no ambiente digital.

Vinculada ao Ministério da Justiça, a ANPD fará o papel de agência reguladora de redes digitais, com poder de punição às empresas do setor que desobedecerem às determinações legalizadas pelo STF. Mesmo que a plataforma não tenha sede no Brasil, terá a obrigação de obedecer à determinação.

A ANPD poderá determinar a exclusão imediata de mensagens se as julgar ofensivas e ameaçadoras à segurança da mulher. A plataforma terá, ainda, de guardar mensagens com tentativas de golpe, de forma a dar comprovação a quem buscar reparação na Justiça.

O grupo de muitas medidas é mais do que bem-vindo, mas esperemos o esperneio das big techs, que ganham mais dinheiro quando nós somos lesados e manipulados.

--------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com

Comentários

  1. A TERRA DE NINGUÉM E A MILÍCIA
    Nos dias de hoje, onde o congresso está cheio de representantes da milícia e fo crime organizado, fica difícil esperar do governo um combate efetivo.
    Como resolver a questão punir os influencer e deputados que propagam mentiras. As mentiras possuem dono e, às mesmas, possuem um perfil próprio.
    Punir deputado é inviável, pois o conselho de ética é tão ou mais corrupto. E qdo o relator acertar em punir , vem o corporativismo do congresso e a compra de votos.
    Uma campanha , do governo federal, precisa ser feita no sentido de explicar o papel dos prefeitos e dos governadores no processo democrático.
    Não é possível ter um estado, como do RJ e SC com o número de prefeitos presos por corrupção.
    A população de cada cidade deve se responsabilizar pelas escolhas dos nomes e partidos que vão influenciar em suas vidas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.