//FERNANDO PESCIOTTA// A importância do(a) vereador(a)



Pesquisa Datafolha divulgada no final da semana passada indicava que 67% dos eleitores não sabem em quem votar para a Câmara Municipal de São Paulo. Não é difícil imaginar que o cenário se repete em todo o País.

A revelação motivou cartas de leitores dos jornais que acham que a pesquisa apenas confirma a desimportância do papel do vereador, visto como mero agente para mudar nome de ruas.

As cartas são mais preocupantes do que o resultado da pesquisa. Mostra a total ignorância de grande parte do eleitorado diante de uma das questões mais importantes para a vida do cidadão.

Muito do que ocorre no nosso entorno tem a ver com o papel do(a) vereador(a). As casas legislativas são absolutamente importantes para a vida democrática, mas a Câmara Municipal é ainda mais determinante para a nossa qualidade de vida.

É na Câmara da cidade que são decididas leis de urbanismo, destinação de recursos para a saúde e a educação, atenção aos mais necessitados e até privilégios para quem não precisa. É na Câmara que se decidirá se a cidade será foco de atenção do poder público para o bem ou para o mal.

Além de decidir o futuro do nosso ambiente de coexistência, cabe à Câmara Municipal fiscalizar o desempenho do prefeito, suas atividades públicas, e eventualmente corrigir rotas.

O domingo de eleição está aí. Independentemente do candidato a prefeito que você escolheu, reflita sobre a importância ainda maior de quem vai merecer seu voto para ser seu representante na Câmara Municipal.

---------------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com



Comentários

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.