- Gerar link
- Outros aplicativos
- Gerar link
- Outros aplicativos
O IPCA-15 desacelerou em setembro, indo de 0,19% no mês passado para 0,13%.
Mais uma vez, a inflação medida entre a segunda quinzena do mês passado até a primeira quinzena deste mês ficou abaixo do previsto pelos gênios do mercado financeiro, que indicavam 0,28%.
Até o presidente do Banco Central repetidas vezes reconheceu como é impressionante a capacidade de erro dos “economistas” do mercado financeiro. Mesmo assim, ele os leva em conta quando decide elevar a taxa básica de juros.
Com essa decisão, o Brasil passa a andar na contramão do mundo. Segundo o relatório Perspectiva Econômica da OCDE, a economia global dá sinais de melhora, com queda da inflação e aumento do comércio graças à redução dos juros.
Nunca é demais repetir que a insistência nas projeções erradas do mercado financeiro são fruto da má-fé política ou da incompetência. O problema é que elas são sobrevalorizadas, e é preciso rever isso.
Bem fez o presidente Lula, que foi pessoalmente às agências de classificação de risco em Nova York lhes dizer que não devem ouvir apenas a Faria Lima para avaliar a volta do Brasil ao nível de investimento seguro. “Eles só erram”, alegou Lula em referência ao setor financeiro instalado na luxuosa avenida paulistana.
----------------------------------------------------
Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com
- Gerar link
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.