//FERNANDO PESCIOTTA// Surpresa no emprego



O mercado de trabalho criou 306.111 vagas com carteira assinada em fevereiro, indica o Caged, saldo de 2.249.070 admissões e 1.942.959 desligamentos. Esse resultado é 21,2% maior do que o observado em fevereiro do ano passado, de 252.487.

O saldo positivo ficou acima da estimativa média de instituições financeiras, gestoras de recursos e consultorias ouvidas pela imprensa, que apontavam 230 mil vagas. Tem sido recorrente o erro para menos.

O governo Lula comemora. Os cinco setores da economia e as cinco regiões geográficas tiveram abertura líquida de postos de trabalho.

O governo Lula comemora e analistas do mercado financeiro lamentam. Eles veem a economia operando sem capacidade ociosa ao longo deste ano. Assim, avaliam que o Banco Central não vai contar com a ociosidade e o desemprego, “forças desinflacionárias”, na estratégia para manter o IPCA na meta.

Apesar desse cenário positivo, dessa lógica perversa que predomina no mercado financeiro e das ameaças do BC de reduzir o ritmo de corte dos juros, ainda assim a Bolsa teve relevante alta nesta quarta-feira, de 0,65%, acelerada por ações da Vale e Petrobras.

Não deve ser, mas bem que os investidores e agentes do mercado poderiam estar caindo na realidade e abandonando dogmas do passado, segundo os quais somente a desgraça humana é capaz de manter os indicadores macroeconômicos em dia.

--------------------------------------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com



Comentários