//NOTAS SERRANAS// Conisca já terceirizou 90% dos atendimentos médicos

              

Sucesso na mobilização


O secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Circuito das Águas, João Henrique Oliveira, teria recuado no fechamento do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) depois da publicação das reportagens do Viva! Serra Negra e de sua entrevista ao podcast Fala Serra Negra, na avaliação de funcionários da instituição. Eles garantem que antes da divulgação dos vídeos de pacientes e das publicações na mídia local a intenção da direção era encerrar as atividades do CEO. “Foi espetacular a entrevista, ele já mudou o perfil de fala. Depois que a gente começou a se movimentar não vai fechar mais. Se tem fila de espera, tem demanda, e se tem demanda tem de aumentar o número de profissionais, não desligar o número de profissionais para terceirizar o serviço”, disse um funcionário.

Terceirização da saúde


Cerca de 90% dos serviços de saúde oferecidos pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Circuito das Águas (Conisca) já foram terceirizados sem que a população percebesse a mudança no sistema de atendimento. A substituição dos serviços no local por procedimentos e consultas com profissionais credenciados no Circuito das Águas Paulista já vem sendo realizada há algum tempo, informou o secretário-executivo do Conisca, João Henrique Oliveira, em entrevista ao podcast Fala Serra Negra. A entidade ainda oferece atendimentos nas seguintes áreas: cardiologia, oftalmologia, neurologia, psiquiatria, vascular, otorrinolaringologia e endocrinologia.

Faltam especialistas


Um dos principais gargalos da saúde em Serra Negra e na região do Circuito das Águas Paulista é a contratação de médicos especialistas. A demanda de pacientes por esses serviços seria insuficiente para atingir a renda que esses profissionais alcançam em regiões em que o volume de consultas e procedimentos é maior. O secretário-executivo do Conisca explicou que um dos objetivos do consórcio de municípios é oferecer em conjunto um maior volume de procedimentos para atrair os profissionais para a região. Ainda assim, há muita dificuldade na contratação de alguns especialistas, entre os quais pediatra, obstetra e ginecologista, neuropediatra e nefrologista.

Posto de saúde e hospital


O Conisca também oferece credenciamento de médicos para os municípios. A Secretaria municipal de Saúde tem a opção, por exemplo, de contratar por meio do consórcio clínico geral para atuar nas Unidades de Pronto Atendimento (Upas), no Hospital Santa Rosa de Lima e também no Centro Educacional e Social Professora Olga de Souza Vichi. “Quando junta no consórcio você consegue um volume que compensa para o profissional estar aqui. Essa facilidade também ocorre para a contratação de clínico geral”, afirmou Oliveira.

Serviços em expansão    


A meta do Conisca é ampliar o leque de municípios consorciados do Conisca e incluir até cidades com o porte populacional superior à soma dos habitantes de Águas de Lindoia, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Serra Negra e Socorro, atuais consorciados. Para isso, a direção tem atuado para ampliar a oferta de serviços. Em algumas especialidades a demanda já é menor do que a oferta. A expectativa é que o consórcio cresça e ganhe estabilidade financeira com a adesão de mais municípios do Circuito das Águas Paulista e de outras regiões.

Necessidades especiais


O secretário-executivo do Conisca avalia ainda que a terceirização dos serviços especializados de odontologia vai beneficiar os pacientes com necessidades especiais, entre os quais portadores de síndromes e de transtorno do espectro autista para os quais os ambientes odontológicos são hostis. As clínicas, em sua opinião, estariam mais bem preparadas para receber esses pacientes. A expectativa é firmar ainda parcerias com instituições hospitalares para o atendimento dos casos mais complexos.

Plano de trabalho


O secretário da Saúde, Ricardo Minosso, se reuniu na quarta-feira, 12 de julho, com os vereadores para apresentar o novo plano de trabalho do Hospital Santa Rosa de Lima. A principal estratégia é contratar ortopedista, ginecologista e anestesistas para plantões de 12 horas presenciais e online, além de realizar cirurgias eletivas, antes terceirizadas, no próprio hospital. Os vereadores vão interromper o recesso para votar em sessão extraordinária nesta segunda-feira, 17 de julho, o projeto de lei do Executivo que prevê o novo plano de trabalho. As propostas teriam agradado aos vereadores, que devem aprovar o projeto de lei por unanimidade.

Quem paga a conta


A Santa Casa Anna Cintra não vai mais atender pacientes da Unimed Amparo a partir do dia 19 de julho. A cooperativa culpa a direção do hospital pelo fim do contrato; o hospital culpa a Unimed. Quem perde, como quase sempre nessas disputas, é o associado do plano de saúde. 

Autoelogios


O prefeito Elmir Chedid foi na quarta-feira, 12 de julho, no Ciles Laura Antônia Freitas dos Santos, para ouvir os moradores da Colina do Ipês, Parque das Cachoeiras e Chave Preta, no programa que criou este ano, denominado "Prefeitura na Área". As publicações sobre o evento nas redes sociais oficiais não informam sobre as providências que o prefeito vai tomar em relação às demandas dos moradores daqueles bairros. Em vez disso, apenas enaltecem o fato de ele ter feito a reunião. A campanha eleitoral para a disputa do próximo ano já está em pleno vigor.

PT na disputa


O PT de Serra Negra publicou nota nas redes sociais informando que pretende disputar as eleições municipais de 2024 com chapa completa para a Câmara Municipal e prefeitura. Informou ainda que quem quiser se candidatar ao Legislativo serrano pela legenda deve entrar em contato com a direção local do partido pelo WhatsApp 19 997590957.




Planejamento urbano


Ao contrário do que planejava, o presidente da Câmara, Wagner Del Buono, o Waguinho do Hospital, não conseguiu realizar ainda no primeiro semestre pelo menos uma audiência pública para discutir o projeto de lei que renova o Plano Diretor da cidade. Questionado pelo Viva! Serra Negra sobre se esse assunto seria prioridade da pauta na Câmara no segundo semestre e se já havia data para uma primeira e previsão de quando poderá ser votado o Plano Diretor, Waguinho enviou um “stickers” (figurinha) pelo WhatsApp e uma resposta lacônica: "Primeiro vamos marcar a primeira audiência." Nos bastidores da Câmara, a informação é que Waguinho pretende contratar uma empresa para assessorá-lo na discussão do Plano Diretor.

Eleições municipais


Nos bastidores políticos de Serra Negra circulam diversas especulações sobre a composição de chapas para a disputa pelo comando da prefeitura nas eleições de 2024. A rivalidade política entre o prefeito Elmir Chedid (União Brasil) e Marco Bueno (Republicanos), seu principal adversário e derrotado nas eleições de 2020, estaria menos acirrada com a aproximação de ambos do grupo político estadual que apoia o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Além disso, especula-se que com receio de sofrer uma nova derrota, Bueno vai deixar a cabeça de chapa para outro candidato e adiar seus planos de tentar a prefeitura para 2030.

Velhos rivais


Nas conversas políticas comenta-se ainda que sai da disputa Marco Bueno e entra o médico Rodrigo Magaldi, ex-vice-prefeito na administração Sidney Ferraresso, que deixou o grupo político Chedid no início deste ano. Magaldi seria cabeça da chapa que teria como vice o ex-prefeito João Dei Santi (Republicanos). O nome de Magaldi chegou a ser cogitado em 2020 como candidato a vice-prefeito na chapa do grupo Chedid. Mas uma das condições de Elmir Chedid para disputar as eleições em Serra Negra teria sido a escolha de Antônio Luigi Ítalo Franchi, o Bimbo, para seu vice.

Tentando a reeleição


Além da especulação sobre eventual candidatura da primeira-dama Deborah Chedid, presidenta do Fundo Social de Solidariedade, que tem ganhado notória exposição nas redes sociais da prefeitura, cogita-se no meio político também uma provável chapa com Elmir Chedid e o presidente da Câmara Municipal, Wagner Del Buono, o Waguinho do Hospital. A escolha de Waguinho em detrimento do vereador César Borboni, o Ney, que também teria interesse em disputar o cargo de vice-prefeito, teria sido por uma razão óbvia: Waguinho foi o candidato mais votado para a Câmara Municipal em 2020, com 1.270 votos. Ney ficou em 7º lugar, com 321 votos.

Festivais de inverno


Principais atrações deste fim de semana do "Serra In Concert", o festival de inverno de Serra Negra: Creedence Cover (sexta-feira, 14 de julho, 20h30), Banda Sinfônica PM (sábado, 15 de julho, 20h3) e Grupo Sócios (domingo, 16 de julho, 18 horas), todos na Praça João Zelante. Em Amparo, as principais atrações do 22º Festival de Inverno serão: Milton Guedes (sexta-feira, 19 horas), Ana Carolina (sábado, 20h30) e Nando Reis (domingo, 20h30), todos na Praça Pádua Salles. Façam suas escolhas.



Comentários

  1. Que tal terceirizarmos também os Executivos e Legislativos dos municípios do Circuito das Águas?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.