//NOTAS SERRANAS// O que você deve saber sobre a sua cidade

  


       


Futura prefeita?

Não é só a superexposição nas redes sociais da prefeitura e do prefeito que indica que a primeira-dama e presidenta do Fundo Social de Solidariedade de Serra Negra, Deborah Chedid, está sendo objeto de uma campanha de fortalecimento de sua imagem, tendo como objetivo a próxima eleição municipal. Servidores públicos comentam abertamente que ela será a candidata oficial no pleito, e que seu marido, Elmir Chedid, tentará ganhar a Prefeitura de Bragança Paulista, berço político/econômico da família.

Na frente

A doença do irmão gêmeo de Elmir, deputado estadual Edmir Chedid, que sofreu dois AVCs, pode ter acelerado os planos da família para 2024. A desenvoltura com que Deborah Chedid tem se apresentado publicamente, ao lado do marido ou sozinha, nas mais diversas circunstâncias, a coloca em posição superior a de outros pretendentes à chefia do Executivo serrano pelo grupo situacionista, como o atual presidente da Câmara Municipal, vereador Wagner Del Buono, o Waguinho do Hospital, e o presidente anterior, Cesar Borboni, o Ney.

Terceira Idade

Atrações artísticas como a cantora Perla Paraguaia e o cover do maestro americano Ray Conniff na Festa das Nações reforçam a estratégia da Prefeitura de Serra Negra de privilegiar, em sua agenda cultural, o público mais idoso, em detrimento do mais jovem. A rigor, a Festa das Nações não apresentou nenhum espetáculo musical para os jovens. Dessa forma, Serra Negra vai consolidando a imagem de um destino turístico para a Terceira Idade.

Superlotação

A cidade registrou no dia 1º de Maio mais um feriado movimentado. O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Carlos Tavares, calcula que a rede hoteleira tenha atingido quase 100% de sua ocupação. Nas redes sociais, moradores, turistas e representantes das entidades filantrópicas que instalaram barracas de comida típica de diversos países comemoraram o sucesso do evento. Moradores das periferias como trabalhadores da equipe de garis da prefeitura que depende de transporte público, no entanto, ficaram impedidos de participar não só da Festa das Nações como do show em comemoração ao Dia do Trabalhador, realizado, na segunda-feira, na Praça João Zelante.



Crítica à cópia

O radialista Luiz Megale fez dura crítica à Prefeitura de Serra Negra por ter gasto R$ 1,5 milhão na construção da cópia da Fontana di Trevi, que vai ser inaugurada dia 12 de maio. O comentário foi feito no programa BandNews, que teve ainda a participação de Sheila Magalhães e Roberta Russo. Megale disse achar justo que Serra Negra faça uma homenagem à imigração italiana, mas que "macaquear" a Fontana di Trevi original não foi a melhor solução. Veja no vídeo acima.

Efeito contrário

A opinião de Luiz Megale vai ao encontro à de especialistas em marketing, que acreditam que a cópia da Fontana di Trevi, que já foi chamada de "Fontana Caipira" em noticiário televisivo, pode, em vez de ajudar a construir uma imagem positiva de Serra Negra, acarretar comentários depreciativos em relação à cidade. Esses mesmos especialistas dizem que o efeito no turismo local, alardeado pela prefeitura, tem prazo de duração, pois com o passar do tempo, o monumento vai deixar de ser novidade.

Esquenta para o frio

Gastronomia, café e cachaça serão os temas de eventos a serem promovidos neste mês de maio em Serra Negra para marcar o início da temporada de inverno 2023. O Fegali (Festival Gastronômico), com 20 tendas da gastronomia local e regional, será realizado dos dias 11 a 14 de maio, no Centro de Convenções. No dia 12 de maio, às 19 horas, será finalmente inaugurada a réplica da Fontana di Trevi. O governador Tarcísio de Freitas não confirmou presença, mas a expectativa da prefeitura é que isso possa ocorrer ainda na última hora. Por enquanto, está confirmada apenas a participação do secretário estadual de Turismo e Viagem, Roberto de Lucena. Nos dois últimos fins de semana de maio será realizado o Festival do Café e da Cachaça, na Praça João Zelante.

Horário do artesanato

O novo Centro de Artesanato, na Praça Sesquicentenário, atrás da Rodoviária, onde funcionava uma praça de alimentação, estará aberto ao público nas quintas-feiras, das 16 às 21 horas, nas sextas-feiras, das 13 às 18horas, e nos sábados e domingos, das 9 às 18 horas. Turistas que visitarem a cidade em outros dias estarão impedidos, portanto, de visitar o local. A informação consta do Decreto 5.501, editado pela Prefeitura de Serra, disciplinando o funcionamento das feiras livres no município.

Insegurança na cidade

Três ocorrências policiais foram registradas nos últimos dias em Serra Negra: uma moradora de Jaguariúna que veio à cidade para a Festa das Nações teve seu celular roubado de dentro de sua bolsa, e dois veículos, um Gol e um Escort, foram furtados em um pesqueiro no bairro dos Francos. 

Dia do Trabalhador

A Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari homenageou a equipe de garis da prefeitura no feriado de 1º de Maio, Dia do Trabalho. A participação não foi massiva, mas  o evento foi um marco para as trabalhadoras que pela primeira vez receberam uma homenagem no município.

Dificuldade de locomoção

Apesar de feriado, o dia foi como outro qualquer para parte das trabalhadoras de um dos setores de serviços municipais que não param nem nos fins de semana nem nos feriados. As trabalhadoras que tiveram o dia de folga, no entanto, dependem de transporte público para se locomover dos bairros onde moram à área central. Alguns bairros, entre os quais o Nova Serra Negra, contam com apenas três linhas de ônibus, que não suprem a demanda por transporte público.
 
Cemitério pequeno

Os vereadores querem saber se a prefeitura planeja ampliar a área do cemitério ou se busca outro terreno para a construção de um novo espaço para realizar os sepultamentos. Já há algum tempo as famílias enfrentam dificuldades de enterrar seus entes falecidos devido à falta de sepulturas e espaço para a construção de novos jazigos no cemitério municipal.
 
Audiências públicas

A realização da audiência pública para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias no feriado de 21 de abril dificultou a participação de munícipes na discussão sobre os investimentos e uso dos recursos públicos em 2024. Os vereadores querem saber por que a prefeitura marcou a audiência nessa data e se houve participação de munícipes antes de o projeto de lei que define o Orçamento do próximo ano seja encaminhado ao Legislativo para votação.
 
Prefeitura na área

Ao contrário do que afirmou o vereador Beraldo Cattini, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que as reuniões promovidas pelo programa Prefeitura na Área são divulgadas com apenas alguns dias de antecedência por meio das redes sociais da prefeitura e nas escolas, postos de saúde e estabelecimentos comerciais do bairro em que serão realizados. "A divulgação é feita somente alguns dias antes para que as pessoas não esqueçam da data e principalmente porque em função de algum evento a data pode ser modificada", informou a assessoria. Cattini acusou a imprensa de tendenciosa por dizer que o prefeito Elmir Chedid anunciou que a terceira reunião do programa seria na Vila Dirce depois de os moradores encaminharem ao Legislativo uma carta com uma série de reivindicações. O vereador não tinha conhecimento de que a reunião seria no bairro quando recebeu a carta dos moradores. Se o calendário de reuniões do programa Prefeitura na Área fosse divulgado com antecedência para a imprensa, Cattini também estaria informado de que a reunião seria na Vila Dirce e poderia ter transmitido a informação aos moradores. 

Exemplo a ser seguido

A vereadora Ana Barbara Magaldi elogiou a iniciativa dos moradores da Vila Dirce de enviar uma série de reivindicações ao Legislativo e disse que todos deveriam seguir esse exemplo. A vereadora disse ainda que é indiferente se a prefeitura incluiu o bairro no programa Prefeitura na Área antes ou depois de encaminhada a reivindicação, porque o mais importante é a comunicação entre moradores e a administração municipal.  



Comentários