//FERNANDO PESCIOTTA// As expectativas da população com Lula

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil


A quarta-feira (03) começa com boa notícia para o mundo civilizado: operação da Polícia Federal prendeu o tenente-coronel Mauro Cid, que foi ajudante de ordens do miliciano. Dois seguranças do chefe da quadrilha também foram presos, todos acusados de falsificar certificados de vacinação contra a Covid-19.

É uma boa notícia para Lula, deixa claro o quanto o Brasil melhora com sua eleição, mas é preciso fazer entregas.

Pesquisa Ipespe realizada entre os dias 14 e 19 de abril mostra estabilidade na avaliação do governo Lula, aprovado por mais da metade (52%) da população, mas deixa sinais de alerta, especialmente sobre o comportamento da classe média.

Segundo o levantamento contratado pela Febraban, essencialmente quem aprova o governo do petista é mulher (54%), de 18 a 24 anos (56%), com curso fundamental (52%) ou superior (52%) e com renda de até dois salários mínimos (54%).

A desaprovação se dá entre homens (42%), com idade entre 25 e 44 anos (42%), com curso superior (41%) e renda de dois a cinco salários mínimos (42%). Ou seja, o grosso da classe média, aparentemente machista e conservadora.

As expectativas para as entregas do governo continuam em alta, com a projeção de um governo ótimo ou bom tendo passado de 46% antes da posse para 51% agora.

O que a população tem visto, segundo a pesquisa, é um governo atento e atuante nas questões sociais, e achando que sua vida vai melhorar por causa de um quadro econômico mais otimista. Nada menos do que 70% consideram que a economia vai melhorar.

Quando a pergunta é sobre inflação, as mulheres (69%), de 45 a 59 anos (70%), de todos os níveis de instrução (66% a 68%) e de todas as rendas (65% a 69%) respondem que os preços aumentaram muito mais. Significa preocupação de quem controla e administra o consumo doméstico.

Esses dados corroboram avaliações já feitas aqui, de que as atenções do governo Lula devem priorizar a aprovação de medidas econômicas. É a sensação de bem-estar, com emprego e renda, que vai ditar a aprovação de Lula e lhe trazer tranquilidade para governar. 

----------------------------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com




Comentários