//CULTURA// Artista abre ateliê para público ver suas obras sem pressa

Henrique Vieira Filho é pioneiro da Slow Art no Brasil


O artista plástico Henrique Vieira Filho vai abrir o seu estúdio em Serra Negra neste sábado, 15 de abril, às 15 horas, para que o público possa apreciar suas obras sem pressa. 

A iniciativa faz parte do movimento chamado Slow Art, cuja proposta é permitir que as pessoas ampliem o tempo de apreciação das obras de arte e possam se reunir para conversar sobre a experiência.

No Brasil, o pioneiro e também representante oficial do Movimento em Slow Art é Henrique Vieira Filho. Suas exposições individuais sempre contam com cadeiras para que os visitantes possam admirar confortavelmente as obras, além da contarem com a presença do próprio artista para conversar sobre as pinturas e esculturas

Henrique, que se declara grande incentivador do movimento no Brasil, diz que a experiência pode ser ainda mais enriquecedora para os participantes, já que à sua condição de artista plástico ele soma a de psicanalistaO movimento tem adeptos em vários países. Seu símbolo é a tartaruga, que no Brasil faz parceria com o bicho-preguiça.

Segundo Henrique, as pessoas gastam normalmente de 15 a 30 segundo apreciando uma obra de arte. No Slow Art Day as pessoas são orientadas a se dedicar de cinco a dez minutos a cada obra, o que lhes propicia a oportunidade de conversar sobre a experiência com outros espectadores, geralmente com a mediação de um artista ou um curador

O idealizador do movimento é Phil Terry, CEO da Collaborative Gain, que, de acordo com Henrique, mudou radicalmente seu modo de apreciar e interpretar as obras depois de ter dedicado vários minutos para cada obra, em 2008, numa visita a um museu. 

Quem quiser visitar o atelitê de Henrique Viera Filho deve contatá-lo pelo WhatsApp +5511092946468. 



Comentários