//SAÚDE// Esquenta disputa pelo comando do Hospital Santa Rosa de Lima


A disputa pelo comando do Hospital Santa Rosa de Lima ganhou novos desdobramentos ao longo da semana passada. Membros da Associação Santa Casa de Misericórdia de Serra Negra convocaram, por meio de edital público, uma assembleia geral extraordinária para o dia 17 de fevereiro, às 14 horas, na capela do hospital, para discutir a exclusão de 26 novos associados e as alterações no estatuto da instituição. 

Em resposta à convocação, o provedor do hospital Santa Rosa de Lima, Renato Cazotto De Santi, indeferiu o pedido de realização da assembleia extraordinária. O documento foi enviado por De Santi ao advogado Ricardo Dias Souza, membro da Associação Santa Casa de Misericórdia de Serra Negra e um dos signatários do edital de convocação da assembleia. 

Souza argumentou, no entanto, que o provedor não tem poder para impedir a realização da assembleia."Em nenhuma parte do estatuto consta que a assembleia precisa de aprovação do provedor e da diretoria", disse. 

O edital de convocação chama de "artimanha eleitoral" e define como "alinhamento político" a associação de 26 novos membros, que seriam servidores municipais e teriam direito à votação na eleição marcada para abril para a escolha da nova diretoria da Associação Santa Casa de Misericórdia de Serra Negra.

A chapa do atual provedor conta com o apoio da prefeitura. O secretário de Saúde, Ricardo Minosso, afirmou em reunião do Conselho Municipal de Saúde que a prefeitura deverá ficar apenas com o Pronto-Socorro, caso a chapa encabeçada por De Santi seja derrotada.

De Santi argumenta que a inclusão dos novos membros foi aprovada pela Diretoria Executiva em reunião realizada em 28 de dezembro de 2022. O provedor alegou também que não há impedimento na inclusão dos novos associados nem "alinhamento político" por se tratar de funcionários públicos. De Santi argumentou ainda que a convocação para a assembleia geral extraordinária foi feita por meio inapropriado.

A disputa poderá ser levada para o campo jurídico nos próximos dias. A expectativa de Souza é que os membros contrários à inclusão dos novos associados recorram à Justiça para investigar supostas irregularidades e solicitar prestação de contas da atual gestão do hospital.  

Procurado pelo Viva! Serra Negra, Marco Bueno, candidato derrotado na disputa municipal de 2020 e que estaria montando uma chapa para concorrer contra a do atual provedor do hospital, não quis falar sobre o assunto e acusou a reportagem de desinformar o público. O advogado Dias Souza, com residência em Serra Negra e Águas de Lindoia, negou integrar o grupo político de Bueno. 

As eleições para a renovação da nova diretoria da instituição mantenedora do Hospital Santa Rosa de Lima, além da disputa política envolvem interesses econômicos de fornecedores de serviços médicos e laboratoriais, que também teriam representantes entre os membros da Associação Santa Casa de Misericórdia de Serra Negra.


 

Comentários

  1. Nada como uma disputa "política" para melhorar o atendimento à população de Serra Negra prestada pelo ÚNICO hospital da cidade. Estamos feitos!"

    ResponderExcluir
  2. UMA CIDADE MARAVILHOSA, TURÍSTICA, QUE HÁ DÉCADAS MERECE TER UM HOSPITAL À ALTURA DE SEUS MORADORES E ATÉ MESMO DOS TURISTAS QUE A VISITAM.
    QUANDO ISSO ACONTECERÁ ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.